Página Inicial > Notícias > Câmara Municipal...sobre algas

Câmara Municipal lança Guias Interpretativos sobre algas

19 Maio 2011

algasA Câmara Municipal de Viana do Castelo apresentou ontem, no Museu do Traje, os dois primeiros livros da colecção “Guias Interpretativos da Zona entre Marés”, da autoria do Professor Leonel Pereira, Biólogo da Universidade de Coimbra. Estas edições, uma valiosa contribuição para o conhecimento das algas, inclui inúmeras curiosidades sobre algas, enumera as várias espécies e ainda apresenta receitas com algas ou a aplicação de algas na saúde e beleza.

As edições, apresentadas no Museu que integra um núcleo museológico dedicado às algas em Castelo de Neiva, pretendem mostrar e servir de guia para a vida da zona entre marés. Estes guias de campo caracterizam o ambiente entre marés das praias rochosas e ainda as macroalgas e os animais que as habitam. Com um “objectivo pedagógico”, estes guias permitem contribuir para a compreensão destes habitats, conhecer alguns exemplares dos seres vivos e suscitar a reflexão sobre a actividade humana e a sua interferência no equilibro dos habitats.

Um dos guias apresenta também os usos das algas na agricultura, na indústria e na alimentação, contendo mesmo receitas como o caldo de camarões com algas, o arroz de algas, passas e pinhões e a mousse fria de lima-limão. O sargaço, a talassoterapia, as algas e a cosmética, os usos farmacêuticos e medicinais ou a utilização das algas na produção da energia são outros temas abordados.

A edição da Câmara Municipal é da autoria de Leonel Pereira, doutorado em Biologia, especialista em Biologia Celular pela Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade de Coimbra. É editor chefe de uma publicação electrónica sobre macroalgas e, em 1998, recebeu o prémio Francisco de Holanda na Expo 98.

Viana do Castelo, 19 de Maio de 2011

                                  Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo