Página Inicial > Notícias > Câmara Municipal...freguesias

Câmara Municipal lança dois concursos públicos no valor de 2,8 milhões de euros para ampliar rede de saneamento em 8 freguesias

11 Julho 2019

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprova hoje, em reunião de executivo, o lançamento de dois concursos públicos, no valor global de 2,8 milhões de euros, para ampliar a rede de saneamento em 8 freguesias do concelho.


O concurso público para execução da empreitada por lotes ”Ampliação da Rede de Drenagem de Águas Residuais da Margem Norte” vai abranger as freguesias de Serreleis, Cardielos, São Salvador da Torre e Vila Mou. O Lote 1, que abrange Cardielos e Serreleis, com estimativa orçamental de 1,373 milhões de euros, tem um prazo previsto de 12 meses. Já o Lote 2, para Torre e Vila Mou, tem uma estimativa orçamental de 720 mil euros e um prazo de 8 meses para execução.


Já o concurso público para execução da empreitada por lotes “Ampliação da Rede de Drenagem de Águas Residuais da Margem Sul” vai beneficiar Mujães, Vila do Punhe, Barroselas, Mujães e Castelo do Neiva. O Lote 1 implica a empreitada de alargamento de rede de saneamento em Vila de Punhe, Mujães, Barroselas e Mujães (EN 308), com estimativa orçamental de 471 mil euros e com um prazo previsto de obra de 10 meses. Já o Lote 2 abrange Castelo do Neiva, conta com um prazo de 6 meses e uma estimativa orçamental de 242 mil euros.


Recorde-se que as Grandes Opções do Plano para o exercício de 2019 reafirmam as linhas de atuação de acordo com a estratégia clara e consistente que aposta na reabilitação urbana, na coesão social e territorial das freguesias, na educação, no acolhimento empresarial, na cultura e na economia do mar, mas também numa administração e numa gestão muito rigorosa dos dinheiros públicos e de grande esforço na poupança corrente.


A política de coesão territorial e o desenvolvimento das freguesias está a ser continuada e aprofundada com um aumento de 3% na transferência de verbas com a colaboração com as Juntas e Uniões de Freguesia em projetos de formação e inovação digital, possibilitando a todos os que querem viver nas áreas periurbanas ou nas áreas rurais tenham a mesma qualidade de vida das pessoas que habitam na área urbana.