Página Inicial > Notícias > Câmara Municipal...Histórico

Câmara Municipal lança concurso de ideias para a área Plano de Pormenor do Centro Histórico

17 Abril 2012

A Câmara Municipal de Viana do Castelo, em parceira com a Associação Emrpesarial de Viana do Castelo e a Confederação Empresarial de Portugal acabam de lançar um Concurso de Ideias no âmbito do Plano de Regeneração Urbana, para a área do Plano de Pormenor do Centro Histórico da cidade e cujo regulamento se encontra disponível no site da Câmara Municipal.

O objectivo é valorizar ideias diferenciadoras que possam ser utilizadas para definição de um Plano de Regeneração Urbana nas áreas seleccionadas dentro do perímetro do Plano de Pormenor do Centro Histórico de Viana do Castelo. Pretende-se que estas ideias representem a visão da população que vive na cidade todos os dias, para auxiliar o trabalho dos profissionais que irão apresentar propostas para o Plano de Regeneração Urbana.

As propostas a apresentar deverão sugerir temas e ideias capazes de promover a preservação do património e da memória dos locais em causa, de toda a área do Centro Histórico e sua envolvente, mas serem também capazes de dar um contributo de contemporaneidade e inovação capazes de criar novas dinâmicas para estes espaços e, desta forma, potenciar e alavancar o processo de Regeneração Urbana e dinamizar social e economicamente a cidade.

Podem apresentar sugestões pessoas singulares, individualmente ou em grupo, bem como pessoas colectivas, desde que as mesmas se assumam como parceiro activo na concretização da ideia que propõem.

As sugestões poderão ser entregues até às 17h00 do dia 27 de Abril de 2012 para posteriormente serem analisadas por um júri que seleccionará as ideias através dos critérios de originalidade e inovação no quadro da dinâmica do desenvolvimento local, demonstração de potencial de concretização, nomeadamente aplicabilidade da ideia, viabilidade e sustentabilidade da ideia e versatilidade em termos de capacidade de interagir com a estrutura global do programa a defender.

As ideias a apresentar deverão ser inovadoras, corresponder a eventuais necessidades de mercado, nos mais diversos domínios de oferta, devendo ser sustentadas através de uma estrutura sintética de plano de negócios.

Este concurso surge do projecto ambicioso da CIP para promover a Regeneração Urbana, que pretende, entre outros objectivos, realizar a recuperação de centros urbanos, zonas históricas e grandes equipamentos abandonados ou degradados, criando assim oportunidades de revitalização da fileira da construção. Neste processo estão envolvidas a AEVC - Associação Empresarial de Viana do Castelo e a Câmara Municipal de Viana do Castelo, que definiu a reabilitação como um dos eixos fundamentais da sua acção.

Assim, com esta iniciativa de cooperação e porque se acredita que a Regeneração Urbana constitui, de facto, uma oportunidade de investimento multidisciplinar, envolvendo variadíssimos agentes e valências, num quadro de uma política integrada e não obstante a situação actual da economia portuguesa, existem oportunidades que há que potenciar, todas elas orientadas para recuperar amplas áreas urbanas ou industriais, num processo que, se for implementado, permitirá, num período de 18 a 20 anos, criar mais de meio milhão de postos de trabalho, no total, e contribuir, em cada um desses anos, para um acréscimo do PIB em cerca de 900 milhões de euros.

 

            Viana do Castelo, 17 de Abril de 2012 

                                 Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo