Página Inicial > Notícias > Câmara Municipal...do concelho

Câmara Municipal investe mais de 240 mil euros para promover desportos náuticos nas escolas do concelho

18 Outubro 2019

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, atribuir mais de 240 mil euros a diversos clubes que são parceiros da autarquia na promoção dos projetos desportivos Náutica nas Escolas, Náutica para Todos e Natação nas Escolas do 1º CEB.


O executivo aprovou, assim, atribuir mais de 162 mil euros para que quatro clubes promovam o projeto Náutica nas Escolas, que desenvolve os desportos náuticos nas escolas básicas e secundárias do concelho. O Município tem mantido a promoção das atividades náuticas conjuntamente com agrupamentos escolares e os clubes náuticos e, para assegurar o desenvolvimento das modalidades em meio escolar, nos Centros Náuticos da Canoagem, Remo, Vela e Centro de Alto Rendimento do Surf, integradas no currículo da disciplina de educação física, torna-se necessário que sejam disponibilizados os meios técnicos, as instalações e equipamentos necessários pelos clubes.


Assim, a autarquia vai transferir uma verba mensal para o Clube de Vela de Viana do Castelo, Darque Kayak Club, VRL – Viana Remadores do Lima e Surf Clube de Viana.


A Câmara Municipal volta também a firmar protocolo com a APPACDM - Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Viana do Castelo para promoção do projeto Náutica para Todos. A autarquia tem perspetivado a inclusão nas atividades curriculares na expressão físico motora, da natação no 1º CEB e da náutica na disciplina de educação física, no 2º e 3º ciclos, adaptadas, em todos os estabelecimentos de educação e ensino dos agrupamentos, proporcionando aos alunos portadores de incapacidade e deficiência a prática incluída na respetiva aula.


Considerando o apoio aos 42 alunos de turmas do ensino básico de 6 agrupamentos de escolas e a pretensão de se alargar a todos os agrupamentos de escolas a prática curricular da natação e das atividades náuticas aos alunos com deficiência, o protocolo do projeto é renovado no valor de 5.000 euros mensais, no presente ano letivo, num apoio global de 50.000 euros.


Para o projeto de Natação nas Escolas do 1º Ciclo de Ensino Básico (CEB), o executivo deliberou atribuir 2.857 euros mensais a distribuir entre Escola Desportiva de Viana e Viana Natação Clube, para que todos os alunos do 1º ciclo tenham acesso ao ensino da natação, numa atividade integrada nos currículos, somando um apoio global de 28.570.