Página Inicial > Notícias > Câmara Municipal...de peões

Câmara Municipal investe cem mil euros na segurança de peões

24 Maio 2013


A Câmara Municipal de Viana do Castelo tem vindo a apostar na segurança de peões, tendo concluído agora um investimento de cem mil euros na área urbana. Trata-se da entrada em funcionamento de quatro novos semáforos para proteção de travessias, mas também a intervenção em 55 passadeiras já existentes.

Este investimento resulta de um processo de monitorização de todas as passadeiras na área urbana da cidade, que foi desenvolvido em 2010 e 2011, e que permitiu a identificação os pontos críticos nas zonas de passadeiras, incluindo o registo de atropelamento, bem como zonas de passadeiras que apresentavam barreiras a pessoas com mobilidade reduzida.

Na sequência deste trabalho de monitorização, foi desenvolvido um plano de ação que se encontra em avançado estado de implementação, nomeadamente com a colocação e entrada em funcionamento de dois semáforos na Avenida da Abelheira (via Entre Santos), um na Rua da Papanata e outro Avenida do Campo do Castelo, que implicou a eliminação e respetiva relocalização.

O plano incluiu também a intervenção em 55 passadeiras com trabalhos de marcação - com soluções mais intemporais ao nível dos materiais aplicados -, relocalização e reperfilamento, subida da plataforma das zonas de influências, melhoria de sinalização vertical e horizontal, intervenção requalificação e reperfilamento dos passeios.

Com vista à segurança de peões, este investimento foi já alargada à periferia da área urbana, estando para breve o início dos trabalhos, nomeadamente, na Rua dos Sobreiros.

Com este investimento, o Município pretende melhorar as condições de mobilidade dos peões e reduzir drasticamente o número de acidentes registados em passadeiras. De sublinhar que este trabalho foi já avaliado na reunião da Comissão de Trânsito de 07 de maio 2013 pelas entidades aí representadas (Autarquia, Associação Empresarial de Viana do Castelo, Juntas de Freguesia da área urbana e representante da Assembleia Municipal, Estradas de Portugal, IMTT, GNR e PSP).

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo