Página Inicial > Notícias > Câmara Municipal...Santa Luzia

Câmara Municipal investe 100 mil euros na conservação da Citânia de Santa Luzia

28 Setembro 2018

No próximo ano, a Câmara Municipal de Viana do Castelo vai avançar com uma empreitada de conservação da Citânia de Santa Luzia. As obras, que deverão acontecer entre março e outubro de 2019, vão rondar os 100 mil euros. A empreitada vai acontecer ao abrigo de um protocolo que o município de Viana do Castelo vai estabelecer com Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN), e que foi aprovado por unanimidade, ontem, em reunião de executivo. A parceria entre o município e a DRCN vai permitir fazer a consolidação das ruínas e um levantamento cartográfico mais apurado.


De acordo com o protocolo, a Cidade Velha de Santa Luzia é monumento nacional, classificado em 1926, sendo propriedade do Estado Português. A Citânia é um dos castros mais conhecidos do Norte de Portugal e, sem dúvida, um dos mais importantes para o estudo da Proto-História e da Romanização do Alto Minho. A sua localização estratégica permitia-lhe não só dominar vastas áreas da zona litoral ribeirinha, como também controlar o movimento das entradas e saídas na Foz do Lima que, na Antiguidade, seria navegável em grande parte do seu curso.


O Povoado apresenta características muito próprias, principalmente ao nível das estruturas arquitetónicas, com destaque para o aparelho poligonal, utilizado em algumas casas, que apresentavam uma planta circular com um vestíbulo ou átrio e que, em alguns casos, albergavam fornos de cozer pão.


De acordo com a Direção Regional de Cultura do Norte, a Citânia impõe-se estrategicamente na paisagem pela sua localização destacada. A área do povoado corresponde a cerca de um terço do que seria a sua verdadeira dimensão.


Está delimitado por três linhas de muralha, complementadas por torreões e dois fossos. A distribuição das estruturas permite aferir momentos distintos de ocupação, podendo enquadrar a reestruturação do espaço entre o séc. I a.C. e o séc. I d.C.


Atualmente, o Monumento está dotado de estruturas e meios de acolhimento ao público, nomeadamente Centro Interpretativo (com a visualização de um filme), Loja, e Guia.