Página Inicial > Notícias > Câmara Municipal...do Castelo

Câmara Municipal inaugura três novas exposições nos Museus de Viana do Castelo

27 Julho 2011

cortejoA Câmara Municipal vai inaugurar, nos dias 29 e 30 de Julho, três novas exposições nos dois museus de Viana do Castelo. No Museu de Arte e Arqueologia, poderá ser visitada a exposição temporária do Património da Santa Casa da Misericórdia e, no Museu do Traje, é inaugurada a exposição temporária “ComTradição” e a nova Sala do Ouro – Colecção Fundação Eduardo Freitas.

Assim, na sexta-feira às 17.30, no Museu de Arte e Arqueologia, é inaugurada a exposição temporária com o Património da Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo, que apresenta parte do património artístico daquela instituição, com destaque para a pintura de André de Padilha, de 1535, “Senhora da Misericórdia”, que terá pertencido ao retábulo da Igreja original e é uma das mais importantes representações do tema em Portugal. Serão também expostas duas pinturas de Bento de Padilha, sobrinho e seguidor de André, chamando a atenção para uma importante escola de pintura que existiu em Viana do Castelo no século XVI.

Já no Museu do Traje, e no mesmo dia pelas 18h30, é inaugurada a exposição temporária ComTradição - Criações contemporâneas inspiradas no Traje à vianesa. Esta exposição apresenta trabalhos de um significativo conjunto de novos artistas vianenses que se inspiram no Traje à Vianesa para as suas produções, mostrando como o traje ainda tem um lugar no nosso quotidiano, e, simultaneamente são apresentadas peças de estilistas consagrados.

No dia 30 (sábado), pelas 19h00, no Museu do Traje, é inaugurada a Sala do Ouro – Colecção Fundação Eduardo Freitas. Esta mostra, parcialmente visitável no Cofre do Museu, surge na sequência da criação da Fundação Eduardo Freitas, sendo que a inauguração é precedida da cerimónia de assinatura do protocolo de criação da Fundação, nos Antigos Paços do Concelho, pelas 18h00, e com a apresentação do livro Ourar e Trajar de Manuel Freitas e Amadeu Costa.

Viana do Castelo, 27 de Julho de 2011

 

                                  Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo