Página Inicial > Notícias > Câmara Municipal...centenária

Câmara Municipal homenageou empresa de fotografia centenária

11 Agosto 2011

rorizO Presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, entregou à “Fotografia Roriz” a distinção de Instituição de Mérito no dia em que a empresa assinalou o seu centenário de actividade na cidade, sempre na mesma família. Na ocasião, o autarca salientou a importância da preservação da memória de Viana do Castelo através da fotografia.

A empresa, criada em 1911 por Domingos Sousa Roriz, é detida pelos sobrinhos neto e bisneto do fundador, que têm mantido, continuado e alargado a actividade da empresa de forma diversificada e inovadora, alargando a área de influência da “Fotografia Roriz”.

Verdadeira escola de formação profissional, é conhecida pela fotografia de rostos, pessoas e cenas de Viana do Castelo, que agora fazem parte de um valioso espólio preservado ao longo do seu século de existência. A moda, a publicidade, a cobertura de eventos comerciais, empresariais e as parcerias com fotógrafos, escolas de fotografia e centros de imagem são outras das grandes valias desta empresa centenária.

Por tudo isto, e considerando a importância da actividade, a Câmara Municipal deliberou por unanimidade atribuir o título de Instituição de Mérito à “Fotografia Roriz”, o que aconteceu ontem numa cerimónia emotiva onde foi destacada personalidade de Joaquim Roriz e da actividade da casa que lidera e que agora apresenta também o seu espólio numa exposição e com o descerramento de uma placa comemorativa.

Viana do Castelo, 11 de Agosto de 2011

                                  Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo