Página Inicial > Notícias > Câmara Municipal...de Janeiro

Câmara Municipal homenageou 65 anos de história do Rancho Folclórico Maria da Fonte da Casa do Minho do Rio de Janeiro

08 Agosto 2019

A Câmara Municipal de Viana do Castelo homenageou, ontem, o Rancho Folclórico Maria da Fonte da Casa do Minho do Rio de Janeiro, grupo que está a assinalar os 65 anos de existência. O programa de homenagem incluiu a apresentação do livro “A Jornada do Grupo Português que Valoriza a Cultura Minhota no Brasil desde 1954”, de Igor Lopes, e contou com a presença do Rancho Folclórico Maria da Fonte, o mais antigo dos quatro grupos da Casa do Minho.


O Presidente da Casa do Minho do Rio de Janeiro, Agostinho Ferreira, que é, desde 2017, Cidadão de Honra de Viana do Castelo, indicou que este é o primeiro livro escrito sobre o Rancho Folclórico Maria da Fonte. Esta obra compila histórias, viagens e experiências do grupo que integra a Casa do Minho, instituição com 95 anos de existência.


Igor Lopes, autor da publicação, indicou ser um “privilégio poder escrever a história do Rancho, no contexto da Casa do Minho”, instituição que é considerada uma verdadeira “embaixada minhota” no Brasil. O livro-reportagem exigiu meses de investigação em Portugal e no Brasil.


Já o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, destacou a relação “muito forte” entre a Casa do Minho e a capital do Alto Minho, assegurando que a importância deste projeto cultural tem a ver com a vivência da diáspora. “Apesar da distância, a nossa diáspora partilha a nossa cultura e a nossa identidade. A nossa diáspora estima e preserva as tradições portugueses geração após geração, fazendo questão de representar os nossos usos e costumes da forma mais digna”, garantiu o autarca. Por isso, assumiu o edil, “este livro é o livro da vossa e da nossa história”.


A cerimónia contou ainda com a presença de Odir Pinto Ferreira, sócio-fundador, que iniciou no grupo folclórico aos 12 anos de idade, contando assim com 65 anos de presença no rancho que celebra as tradições portuguesas e brasileiras.