Página Inicial > Notícias > Câmara Municipal...de Ciência

Câmara Municipal financia projeto piloto de pós-graduação para criar equipas para a Rede Escolar de Ciência

08 Novembro 2018

A Câmara Municipal vai financiar, na totalidade, uma pós-graduação a professores dos agrupamentos de escolas do concelho, naquele que é um projeto piloto a nível nacional no âmbito da flexibilização e diferenciação curricular. Para tal, vai assinar amanhã com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo e os agrupamentos de escola de Viana do Castelo os protocolos de colaboração para “facilitar a criação e capacitação de Equipas Promotoras da Diferenciação e Flexibilidade Curricular de Agrupamento”.


Em causa, estão equipas nos sete agrupamentos de escola que constituirão uma estrutura pedagógica mobilizadora, com conhecimento focado e aprofundado sobre o património local (biológico, geológico e histórico-cultural) e a sua valorização enquanto recurso, visando a sua valorização curricular através de projetos interdisciplinares nos conselhos de turma.


As equipas irão dar resposta, nomeadamente, aos desafios criados pela Rede Escolar de Ciência e de Apoio à Investigação Científica, que constitui um conjunto de laboratórios instalados nas 7 escolas sede de agrupamento, funcionando como elemento essencial à promoção da experimentação em ciência, com enfoque no património local. A constituição desta rede pretende suportar a implementação da diferenciação e flexibilidade curricular, dinamizando o uso da metodologia de projeto, de matriz interdisciplinar.


Para dotar as escolas e os seus corpos docentes de uma dinâmica capaz de cumprir esses objetivos, o Município está a desenvolver uma pós-graduação para formar 7 equipas promotoras da diferenciação e da flexibilidade curricular de Viana do Castelo (1 equipa por agrupamento). Estas equipas serão responsáveis pela dinamização dos Conselhos de Turma ao nível da promoção articulada dos currículos, centrando-a no trabalho de projeto com enfoque no património local, e bom uso das estruturas e dinâmicas da Rede Escolar de Ciência e de Apoio à Investigação Científica.


A Rede Escolar de Ciência e de Apoio à Investigação Científica pretende apoiar o desenvolvimento e a implementação da metodologia de trabalho de projeto como a opção de fundo, e o foco central do desenvolvimento curricular nas escolas de Viana do Castelo. São também objetivos da rede estimular o conhecimento científico através da descoberta do meio local; promover o gosto e a prática da ciência em contexto fora da sala de aula; incentivar o intercâmbio de conhecimentos entre alunos e docentes do concelho e investigadores; e desenvolver a interdisciplinaridade.