Página Inicial > Notícias > Câmara Municipal...em França

Câmara Municipal entregou Título Honorífico de Cidadão de Honra ao primeiro emigrante autarca em França

23 Maio 2016

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou, numa sessão solene no Salão Nobre, o título honorífico de Cidadão de Honra atribuído a 20 de janeiro por ocasião do Dia da Cidade a Carlos Reis, nascido em Viana do Castelo e o primeiro eleito luso em França.

Na sessão, o autarca de Viana do Castelo evidenciou o papel deste vianense que se destacou na política autárquica em França e que foi homenageado pelo seu percurso profissional e político. Para Carlos dos Reis, num discurso emocionado, o título atribuído deve-se a uma vida de trabalho e a um percurso intenso que começou como operário numa fábrica enquanto estudava de note já em França.

Carlos dos Reis licenciou-se em Direito em 1975, não tendo podido exercer a advocacia por não ter nacionalidade francesa. Trabalhou no Ministério das Finanças, foi diretor ajunto na Compagnie d´Assurance, Diretor Bancário e professor de direito no Lycée Benjamin Franklin. Foi nomeado perito na Cour Européenne de Justice no Luxemburgo, sendo desde 23 de Novembro de 2013 Perito Judiciário Honorário na Assemblée Genérale Solenelle Cour d´Appel em Orléans.

Autarca durante 31 anos em Saint Jean de La Ruelle, Carlos dos Reis foi o primeiro português eleito para uma autarquia em França. Pioneiro dos luso-eleitos naquele país, o advogado viu o número de políticos de ascendência portuguesa aumentar exponencialmente ao longo dessas três décadas. Em 2001, concorreu como independente à Mairie de Saint Jean de La Ruelle e foi reeleito tendo sido ainda membro do Movimento Européen - France na região onde reside.

Foi nomeado conselheiro do Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP) em 2008, reeleito em 2013 e Presidente da Câmara adjunto honorário de Saint Jean de La Ruelle, também em 2013. Foi agraciado com o Grau de Cavaleiro da Ordem Nacional de Mérito, criada pelo General Charles de Gaulle, pelos méritos prestados à nação francesa em Novembro de 2015 e recebeu vários prémios e distinções ao longo da sua vida como a medalha das cidades de Orléans, Semoy, Saint Jean de la Ruelle, a medalha de cidadão, a medalha de mérito nacional das comunidades portuguesas entre outras. É membro da AAETEC – Associação dos Antigos Alunos da Escola Técnica de Viana do Castelo.

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo