Página Inicial > Notícias > Câmara Municipal...vianenses

Câmara Municipal entregou cheque de 28.905 euros à Maternidade do Hospital de Santa Luzia em nome dos vianenses

21 Novembro 2018

A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou, ontem, um cheque de 28.905 euros à Associação dos Amigos da Maternidade e da Mulher do Hospital de Viana do Castelo, para apoiar a maternidade do Hospital de Santa Luzia a adquirir uma Central de Cardiotocografia. O Presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, referiu, durante a cerimónia, que a entrega deste cheque não foi um esforço da autarquia, mas sim uma dádiva dos vianenses, que quiseram ser solidários e compraram bilhetes para o concerto do artista Pedro Abrunhosa, que aconteceu em outubro e cuja bilheteira a autarquia reverteu a favor da maternidade.


O edil afirmou estar disponível para ser parceiro da maternidade que serve o Alto Minho, num esforço coletivo que tem de ser promovido para assegurar o funcionamento do equipamento onde, anualmente, nascem cerca de 1.600 bebés de todo o distrito. O autarca indicou ainda ser um adepto da descentralização, defendendo que se os serviços estiverem mais perto das pessoas, serão mais acessíveis e úteis para os munícipes.


Franklim Ramos, presidente do conselho de administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), considerou este donativo importante para a Associação dos Amigos da Maternidade e da Mulher, já que a aquisição da Central de Cardiotocografia vai aumentar de maneira substantiva a segurança das parturientes. O responsável revelou ainda que a maternidade vai ser dotada de um novo ecógrafo digital tridimensional, no valor de 60 mil euros, afirmando que o processo de aquisição está muito avançado e que o concurso público deverá estar concluído até final deste ano. Está também a ser desenvolvido o projeto do novo bloco cirúrgico de partos e reafectação do espaço envolvente, num investimento de 800 mil euros.


A diretora da maternidade, Paula Pinheiro, agradeceu todo o apoio que a comunidade tem dedicado à Associação dos Amigos da Maternidade e da Mulher do Hospital de Viana do Castelo, que lançou este ano um apelo à solidariedade para poder adquirir o novo aparelho de apoio às grávidas, assegurando que a Câmara Municipal tem sido um verdadeiro amigo da maternidade.


Presente na cerimónia, o presidente da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte), Pimenta Marinho, frisou ser muito importante a cooperação da Câmara Municipal com a maternidade, considerando que este é um exemplo extraordinário dessa cooperação.


A aquisição de uma central de cardiotocografia é um sonho com vários anos para a Maternidade do Hospital de Santa Luzia. O objetivo da cardiotocografia é identificar precocemente a depressão fetal, permitir procedimentos oportunos e terapêuticos fetal para evitar lesões neurológicas e morte perinatal, antecipar o parto, decidir a via e o tipo de parto, para assim melhorar a segurança da vigilância do trabalho de parto.