Página Inicial > Notícias > Câmara Municipal...do Castelo

Câmara Municipal entrega nova sede à Associação dos Amigos do Caminho de Santiago de Viana do Castelo

27 Julho 2021

Foi inaugurada a 25 de julho, Dia de Santiago, a nova sede da Associação dos Amigos do Caminho de Santiago de Viana do Castelo. A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou formalmente à Associação um andar da antiga Casa João Velho, junto à Sé Catedral, depois de celebrado o contrato de comodato aprovado por unanimidade pelo executivo municipal.


Na cerimónia de inauguração do novo espaço marcaram presença o Presidente e os vereadores da Câmara Municipal de Viana do Castelo e o Presidente da Fundación Camino Portugues de Santiago, Celestino Lores.


A autarquia é proprietária da Casa João Velho, situada no Largo do Instituto Histórico do Minho e, através do contrato de comodato, “entrega gratuitamente à AACS o primeiro andar do imóvel, para as suas diversas atividades e realizações, de acordo com a concretização das suas atribuições e competências”.


A Associação dos Amigos do Caminho de Santiago de Viana do Castelo (AACS-Viana) é uma associação jacobeia portuguesa que nasceu no Ano Jacobeu de 2004 pelo entusiasmo e pelo sonho de um grupo de peregrinos que pretendia oferecer a mais pessoas a experiência de “Ser peregrino”, bem como trabalhar na divulgação e promoção do Caminho Português de Santiago.


Tem como emblema gráfico de identificação a silhueta de São Tiago Maior, elemento escultórico do portal da igreja matriz de Viana do Castelo, e a seta amarela que é símbolo atual dos Caminhos de Santiago.


No Dia de Santiago foi também promovido, no Centro Interpretativo do Caminho Português da Costa, em Viana do Castelo, o espetáculo “Sons do Caminho”, com o grupo musical Artmusic Ensemble.