Página Inicial > Notícias > Câmara Municipal...sketchbook”

Câmara Municipal editou “Viana do Castelo sketchbook”

11 Setembro 2017


A Câmara Municipal de Viana do Castelo editou o livro “Viana do Castelo sketchbook” com desenho e textos do ilustrador Carlos Basto. O livro, apresentado no passado sábado na Sala Couto Viana, inclui ainda uma exposição que se encontra patente na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo.

Na apresentação, o artista agradeceu a oportunidade de ilustrar os principais monumentos e as principais características da cidade. O autor, que descreve a cidade sob a perspetiva de um forasteiro, diz que o livro diz tudo sobre a sua obra.

Carlos Basto nasceu em Barcelos a 20 de abril de 1932. A sua aptidão para o desenho revelou-se muito cedo. Frequentou a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e, durante este tempo, desenhava caricaturas nos livros de curso de alguns colegas e professores. Em 1952, tinha vinte anos, quando venceu o 3.º Prémio Nacional da Caricatura.

Participou em várias exposições coletivas de artes plásticas. A primeira exposição individual de pintura ocorreu em 1992. Tem trabalhos em exposições permanentes na Fundação de Serralves, na Cooperativa Árvore, entre outros locais.

Autor de capas de livros, revistas e logótipos, ultimamente tem estado envolvido em trabalhos editoriais de livros-álbuns temáticos, sendo responsável pelo trabalho de ilustração. São exemplos deste admirável trabalho: Artesanato e Feiras de Barcelos, Apúlia da Terra e do Mar e Foi Aqui… em Guimarães.


Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo