Página Inicial > Notícias > Câmara Municipal...Vianenses

Câmara Municipal editou tomo 52 dos Cadernos Vianenses

20 Dezembro 2018

A Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal recebeu a apresentação do Tomo 52 dos Cadernos Vianenses. A edição da Câmara Municipal junta textos de figuras da cultura vianense, que versam diversos temas e estudos de diversos colaboradores.


Esta edição dos Cadernos Vianenses, que o autarca de Viana do Castelo, na sua apresentação, classifica como repositório da cultura vianenses e uma “fonte de sabedoria e de memórias”, apresenta estudos sobre os heróis da I Guerra Mundial, i antigo mercado, a família Barbosa e Silva, Viana em Camilo, quem foi Georgy Lukomsky, a arte de Maria Gomes Pereira, entre outros.


Paralelamente, a edição apresenta os “continuados” sobre a talha religiosa de Viana do Castelo de Francisco José Carneiro Fernandes e sobre os pilotos de Viana do Castelo, contando com colaboração de António Maranhão Peixoto, Francisco José Carneiro, Gonçalo Fagundes Meira, Henrique Rodrigues, José da Cruz Lopes, Luís Miguel Pulido Garcia Cardoso de Menezes, Porfírio Pereira da Silva e Rui A. Faria.


Para José Maria Costa, esta edição, assim como todas as anteriores, permitirá “preservar ideias, opiniões, escritos e documentos ao longo dos anos, que serão, um dia, espólio do saber e da cultura vianense”.