Página Inicial > Notícias > Câmara...Santos Mota

Câmara Municipal edita livro sobre “A Ourivesaria Popular no Norte de Portugal e a sua vivência em Viana do Castelo” de Rosa Maria dos Santos Mota

19 Maio 2021

A Câmara Municipal de Viana do Castelo apresentou ontem, no Teatro Municipal Sá de Miranda, a edição “A Ourivesaria Popular no Norte de Portugal e a sua vivência em Viana do Castelo da autoria de Rosa Maria dos Santos Mota. A edição, apresentada por Gonçalo de Vasconcelos e Sousa, professor catedrático da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa.

A edição, classificada pelo Presidente da Câmara Municipal como uma “viagem bem organizada e sistematizada pelas histórias, pelas oficinas, pelos dotes e pelas heranças”, integra diversos capítulos dedicados ao ouro, designadamente o “ouro popular e o ouro de Viana”, “Das oficinas às arcas de família”, “Vivências associadas ao ouro popular” ou “Quando, em Viana, o Ouro sai à rua”.

Rosa Maria Mota é investigadora do CITAR – Centro de Investigação em Ciências e Tecnologia das Artes da Universidade Católica Portuguesa. O seu trabalho de pesquisa incide sobre o ouro popular e o seu percurso nos séculos XIX e XX, no Norte de Portugal, com especial incidência em Viana do Castelo. Sobre esta temática, conta com vários livros e artigos publicados, além de presenças em congressos, palestras e colóquios em Portugal, Espanha e Brasil. O seu percurso profissional integra também a realização de vídeos pedagógicos e a participação em documentários e programas de televisão relacionados com o fenómeno da ourivesaria popular em Viana do Castelo.