Página Inicial > Notícias > Câmara Municipal...artista vianense

Câmara Municipal e neto de Carolino Ramos assinam auto de entrega de bens de 1.866 obras do artista vianense

15 Abril 2019

O Município de Viana do Castelo inaugurou duas exposições de homenagem ao artista plástico Carolino Ramos. No Museu de Artes Decorativas e no Museu do Traje foi inaugurada a exposição “Carolino Ramos: Quatro décadas a desenhar Viana”, tendo o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa e a família do artista, representada pelo neto Rui Ramos, assinado um auto de entrega de bens de 1.866 obras do espólio de Carolino Ramos.


Os bens pertencentes ao espólio serão agora alvo de tratamento, conservação e inventariação por parte do Município e, a pedido do neto do artista, ficarão disponíveis para consulta on-line. Em setembro, será então assinado um contrato de doação do espólio, depois do mesmo ser preservado e catalogado para acesso público na internet.


O espólio de Carolino Ramos inclui trabalhos de temas muito variados, em técnicas diversas, desde aguarela, pintura a óleo, fotografia, litografia, desenho, estudos, escultura, esboços, entre outros.


No total, são 1.767 desenhos, esboços e estudos, estando 549 desenhos assinados e datados, 75 aguarelas, 6 pinturas a óleo, 10 pinturas com técnica mista, 6 serigrafias, 2 esculturas em gesso.


O Presidente da Câmara Municipal anunciou ainda que a galeria do 1º andar do Museu de Artes Decorativas irá receber o nome de Galeria Carolino Ramos, em homenagem a este ilustre vianense que nasceu a 19 de julho de 1897 na freguesia de Areosa e que pintou Viana do Castelo ao longo de quatro décadas.