Página Inicial > Notícias > Câmara Municipal...Alto Minho

Câmara Municipal e Instituto Politécnico assinaram protocolo para implementar Bus IN Alto Minho

29 Fevereiro 2016

A Câmara Municipal de Viana do Castelo e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo assinaram um protocolo para implementar a iniciativa piloto “Promoção do desenvolvimento através criação de condições mínimas de mobilidade indispensáveis à valorização das qualificações e competências – Bus IN Alto Minho”.

Este protocolo implica, assim, o apoio financeiro através da atribuição anual de um apoio de 8.988.96 € e colaborar na divulgação do projeto do IPVC que, por seu lado, se obriga a assegurar a operacionalização e a gestão do projeto; assegurar os procedimentos de contratação pública e demais procedimentos necessários para o bom funcionamento do projeto; apoiar financeiramente este projeto; e divulgar o serviço pela população da área de influência do IPVC.

Este projeto visa a promoção da coesão social e das qualificações e competências como alicerce fundamental para o desenvolvimento socioeconómico da região e da mobilidade social dos munícipes, pelo que a Câmara Municipal e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo consideram fundamental implementar a iniciativa piloto, efetuada em conjunto com a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho.

Trata-se de um serviço de transportes low-cost para os seus estudantes que arrancou no início do ano letivo e cobre os dez concelhos da região. Ao todo, 17 localidades estão interligadas com as seis escolas do IPVC, com um custo que oscila entre os 45 cêntimos e 1,80 euros por dia. O trajeto, de baixo preço, foi desenhado de modo a que todos os estudantes do distrito, independentemente do concelho onde residam, possam deslocar-se em horários que lhes permitam frequentar qualquer uma das escolas superiores do IPVC, sendo que os objetivos maiores do BUS Académico são os do combate ao insucesso e ao abandono escolar, e, sobretudo, a garantia de equidade e de coesão social.

Tendo em conta as dificuldades financeiras que um realojamento pode significar para as famílias, principalmente para zonas mais carenciadas do interior, a iniciativa do IPVC pretende democratizar esse acesso e permitir que os alunos e potenciais alunos possam deslocar-se todos os dias para as respetivas escolas, voltando depois para casa. O projeto liga não só as capitais de concelho, mas também está conectado às localidades de Eiras, Extremo, Boivão, Moreira, Tangil, Riba de Mouro e Portel de Alvito.

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo