Página Inicial > Notícias > Câmara Municipal...protocolo

Câmara Municipal e Fundação de Serralves assinam protocolo

03 Dezembro 2009

A Câmara Municipal de Viana do Castelo e a prestigiada Fundação de Serralves vão assinar um protocolo que irá permitir a Viana do Castelo integrar a Fundação como Câmara Fundadora. A iniciativa foi aprovada ontem por unanimidade pelo executivo e deverá ocorrer ainda durante o mês de Dezembro, permitindo o desenvolvimento de um conjunto de acções nas áreas das artes, da arquitectura, do ambiente e das indústrias criativas.

A Fundação de Serralves, um projecto pluridisciplinar com significativo impacte económico, potenciador de parcerias com autarquias, aprofunda assim novas oportunidades na crescente relação entre a cultura e a economia, potenciando também a sua capacidade de exportação e de criação de emprego e contribuindo para o crescimento do turismo qualificado, enquanto a Câmara Municipal de Viana do Castelo proporciona à população uma oportunidade de ampliar hábitos culturais e um contacto mais próximo com as manifestações artísticas e os criadores portugueses e estrangeiros de maior relevância.

O protocolo visa promover “um projecto de promoção e divulgação cultural e ambiental, tendo em vista a aproximação das populações às linguagens da produção cultural contemporânea e à sensibilização ambiental, bem como às importâncias da Inovação e Criatividade no desenvolvimento económico e social”.

Enquanto Câmara Fundadora, a autarquia passa assim a ter “regalias” como a organização anual de uma grande exposição de arte contemporânea, entradas gratuitas para crianças e jovens estudantes e residentes com idade superior aos 65 anos, a organização de visitas guiadas gratuitas, a colaboração com as escolas em programas pedagógicos e a participação especial em eventos da Fundação de Serralves, entre outras.

A Câmara de Viana do Castelo e a Fundação de Serralves poderão ainda colaborar em iniciativas como a formação pedagógica de agentes, a organização de estágios de formação, a prestação de consultadoria na área da arte contemporânea, a realização de cursos de gestão cultural, a organização de acções de sensibilização, programas de inclusão social ou o apoio técnico na área museológica e ambiental.

Para a Câmara de Viana do Castelo, esta parceria torna-se fundamental para criar novas ofertas, nomeadamente no que toca ao sector das indústrias criativas e ainda na organização da Bienal de Arte e Design, que se encontra em fase de preparação.

Viana do Castelo, 03 de Dezembro de 2009

 

Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo