Página Inicial > Notícias > Câmara Municipal...protocolo

Câmara Municipal e Estradas de Portugal assinam protocolo

29 Janeiro 2010

A Câmara Municipal de Viana do Castelo e a empresa Estradas de Portugal SA vão assinar um protocolo de colaboração para construir um restabelecimento alternativo à supressão da passagem de nível de Alvarães. Em causa estão mais de 1500 metros que, depois de executados, ficarão integrados no património municipal.

O protocolo, que tem em conta o Plano Rodoviário Nacional e ainda o protocolo assinado entre a Câmara Municipal de Viana do Castelo e a REFER para a supressão de todas as passagens de nível do concelho, prevê a construção de um restabelecimento viário alternativo com uma extensão de 1500 metros. Em contrapartida, a Câmara Municipal de Viana do Castelo integra no seu património municipal troços das estradas nacionais 203, 305, 13-5 e 13-7, numa extensão de cerca de oito quilómetros.

Esta estrutura vem integrar o vasto investimento levado a cabo pela Câmara Municipal e pela REFER nos últimos anos para a supressão total das passagens de nível no concelho, o que deverá acontecer durante este ano. Ainda esta semana, a passagem desnivelada de Vila de Punhe, que implicou o encerramento de duas passagens de nível sobre a Linha do Minho, foi aberta ao trânsito, depois de um investimento superior a 825 mil euros.

Esta passagem desnivelada integra o protocolo assinado entre a REFER e a Câmara Municipal em Junho de 2005 para suprimir as 24 passagens de nível do concelho. Ao todo, estão a ser gastos mais de 15 milhões de euros na construção das 14 passagens desniveladas que permitirão maior segurança para a circulação viária, ferroviária e de peões junto à Linha do Minho em 2010.

Viana do Castelo, 29 de Janeiro de 2010

Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo