Página Inicial > Notícias > Câmara Municipal...António Pedro

Câmara Municipal e CDV-Teatro do Noroeste assinalam 50 anos sobre a morte de António Pedro

18 Agosto 2016

A Câmara Municipal de Viana do Castelo e o CDV – Teatro do Noroeste inauguraram ontem uma exposição com obras de cerâmica e pintura de António Pedro no Museu de Artes Decorativas, por ocasião dos 50 anos do seu falecimento. O dia ficou ainda marcado por uma sessão evocativa onde participaram diversas figuras ligadas ao artista.

À exposição, que está patente no Museu de Artes Decorativas de Viana do Castelo até 28 de agosto, seguiu-se uma sessão evocativa na Cooperativa Agrícola de Viana do Castelo e Caminha com intervenções do autarca de Viana do Castelo, José Maria Costa, da Vereadora da Cultura, Maria José Guerreiro e ainda de Teresa André, investigadora da obra de António Pedro, do Maestro Victorino de Almeida, amigo pessoal do artista, e de Ricardo Simões, responsável pelo CDV – Teatro do Noroeste.

António Pedro nasceu a 09 de dezembro de 1909 com ascendência minhota e irlandesa. Foi um espírito multifacetado e aberto a todas as experiências da criação artística: foi prosador, poeta, jornalista, pintor, conferencista, crítico de arte, polemista, locutor e comentador de rádio e televisão, ceramista, decorador, encenador e teatrólogo.

Também a cerâmica de Viana ganhou novo fôlego com a chegada de um “génio da cerâmica” com modelos inéditos e, em 1952, criou uma oficina de cerâmica artística em Moledo do Minho, onde tirou partido das técnicas da fábrica da Meadela. Expôs em numerosas exposições individuais e coletivas em Portugal e no estrangeiro, tendo falecido em Moledo a 17 de Agosto de 1966.

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo