Página Inicial > Notícias > Câmara Municipal...imobiliário

Câmara Municipal e autarcas do Vale do Neiva reúnem com investidores do setor imobiliário

04 Fevereiro 2019

O Vereador da Coesão Territorial na Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e os autarcas das freguesias do Vale do Neiva, reuniram com agentes e investidores do setor imobiliário com atividade na mesma área geográfica. O encontro, que aconteceu na sede da União das Freguesias de Barroselas e Carvoeiro, serviu para projetar alguns resultados que colocam o concelho, com destaque para o Vale do Neiva, num dos cenários mais positivos e favoráveis dos últimos anos, resultado das políticas e medidas assertivas nas áreas da economia, com incentivos à fixação de novos investimentos, mas também ampliação e consolidação das mais diversas empresas, de matriz local e internacional, instaladas no concelho há várias décadas, num estrutural aumento dos postos de trabalho.


Na reunião, foram destacados os indicadores na área do turismo, nomeadamente na fileira do alojamento local, de destacada relevância para todo o contexto geográfico do Vale do Neiva.


No encontro foram ainda discutidos os investimentos estruturantes que estão a acontecer e que estão projetados para o concelho, nomeadamente a Eletrificação da Linha do Minho, os novos acessos rodoviários ao Porto de Mar, e os acessos do Vale do Neiva à autoestrada A28, infraestrutura determinante para o presente e futuro de trabalho do núcleo.


No momento do debate, os agentes imobiliários tiveram a oportunidade de partilhar e debater diretrizes que possam vir a ser contempladas e contribuir para uma profícua participação nas fases de auscultação pública e discussão pública num futuro processo de revisão do Plano Diretor Municipal. Deixaram também sugestões para os licenciamentos e destacaram a necessidade de repetir o encontro de forma sistemática e contínua.

Os investidores e agentes reconhecem condições e ausência de constrangimentos ao investimento no setor, mas destacam a necessidade de se trabalhar o mercado do arrendamento, sugerindo a criação de um mecanismo ao nível dos incentivos financeiros, apoio técnico, de projeto e conceito/modelo de parceria com o Município, garantindo nesse modelo condições para fixação dos jovens nas freguesias.

Este encontro serviu ainda para destacar a necessidade de se avançar definitivamente para a execução da zona industrial de Barroselas, consolidando as já existentes de Carvoeiro e Alvarães, bem como o estabelecimento de uma nova política de habitação com medidas concretas de incentivo à construção e reabilitação urbana para o mercado de arrendamento.