Página Inicial > Notícias > Câmara Municipal...assinaram parceria

Câmara Municipal e Associação Nacional de Direito ao Crédito assinaram parceria

25 Maio 2010

MVC_8344aA Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Associação Nacional de Direito ao Crédito assinaram o acordo de parceria que permite criar o Gabinete Municipal de Apoio ao Micro-Empresário. A intenção é promover a inserção de pessoas na comunidade, nomeadamente através do sucesso de projectos de micro-crédito, pelo que o Presidente da Câmara Municipal aproveitou para sublinhar que este é mais uma das diversas iniciativas que pretendem apoiar o empreendedorismo em Viana do Castelo.

O acordo de parceria tem em conta o impacto da situação financeira na economia real dos vianenses mas também a certeza de que a criação de emprego no sector privado é fundamental para a revitalização da economia. Em causa está o estímulo ao empreendedorismo através do acesso ao financiamento que apoia sobretudo desempregados, trabalhadores em regime precário e pessoas sem ocupação e que tenham uma boa ideia de negócio que necessite de um pequeno financiamento que não ultrapasse os dez mil euros.

Para tal, foi hoje estabelecida uma parceria que implica o fornecimento de serviços directos, bem como a ampla divulgação do serviço na rede de conhecimentos da autarquia, nomeadamente através da Divisão de Acção Social, o que obriga à criação de contactos directos que garantam a promoção entre empreendedores e respectivo acesso ao crédito.

Este acordo tem como objectivo a divulgação e promoção do micro-crédito em Viana do Castelo e possibilitar que pessoas economicamente excluídas possam ser inseridas através da via económica.

A Associação Nacional de Direito ao Micro-Crédito foi fundada em Dezembro de 1998 e, desde então, já apoiou 1319 projectos, tendo criado mais de 1800 postos de trabalho. Em Viana do Castelo, fruto de diversas parcerias, foram já apoiados oito projectos, dois dos quais foram apresentados hoje na sessão que decorreu no Museu de Arte e Arqueologia.

 

Viana do Castelo, 25 de Maio de 2010

 

Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo