Página Inicial > Notícias > Câmara Municipal...eléctrico

Câmara Municipal duplica circuito do mini-autocarro eléctrico

29 Setembro 2010

caraumurO circuito dos dois autocarros eléctricos que circulam desde 2004 em Viana do Castelo acaba de ser duplicado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo com o objectivo de dar resposta às necessidades dos seus utentes. A medida entrou hoje em vigor e abrange uma nova área de serviços como são o mercado, os serviços da Segurança Social ou o Cemitério Municipal.

A medida, que surge na nova lógica de mobilidade e de oferta de serviços de transportes da Câmara Municipal de Viana do Castelo, mantém o mesmo período de circulação dos mini-autocarros, ou seja, de segunda a sexta-feira entre as 09h00 e as 18h30, mas apresenta agora um circuito que a Autarquia considera ser mais adaptado às necessidades dos seus utilizadores.

Assim, é duplicado o circuito que passa agora pelas principais artérias da cidade, partindo do Hospital de Santa Luzia e fazendo ligação aos extremos da cidade, entre a Avenida e Campo d’Agonia e a área das escolas e do mercado, passando pela Praça da Galiza. A ideia é tornar o autocarro eléctrico uma mais-valia para quem utiliza os parques de estacionamento da periferia da cidade mas, e sobretudo, para quem quer de forma rápida chegar a área de serviços situados fora do centro histórico de Viana do Castelo como a EDP, os Serviços de Segurança Social, o Mercado Municipal e o cemitério municipal.

Este circuito dos autocarros eléctricos facilita também a mobilidade dos idosos dentro da cidade, tornando-se numa alternativa ambientalmente mais vantajosa mas também de maior proximidade.

O autocarro eléctrico está em funcionamento no centro histórico desde 2004, altura em que efectuou a sua primeira viagem de demonstração. A opção da autarquia por este tipo de transporte fica a dever-se ao facto de se tratar de um meio amigo do ambiente urbano, de ser o mais adequado a uma utilização nos centros urbanos e ainda pela sua fiabilidade e baixo custo de exploração.

O autocarro tem 5.3 metros de cumprimento e 2.07 de largura, transportando 22 passageiros, oito dos quais sentados. Tem instalação para segurar uma cadeira de rodas e atinge uma velocidade de 33 quilómetros por hora, podendo o utente utilizá-lo em qualquer local do centro histórico assinalado com uma linha azul pintada no pavimento.

No âmbito das Comemorações dos 750 Anos do Foral Afonsino, os dois autocarros foram pintados com as cores de Viana do Castelo (amarelo e preto) e baptizados como Caramuru e Himalaia.

 

Viana do Castelo, 29 de Setembro de 2010      

                                 Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo