Página Inicial > Notícias > Câmara Municipal...do concelho

Câmara Municipal distribui 20 mil máscaras junto da população mais frágil de todas as freguesias do concelho

24 Abril 2020

A Câmara Municipal de Viana do Castelo, numa organização conjunta com as Juntas e Uniões de Freguesia do concelho, vai distribuir a partir de hoje 20 mil máscaras pela franja da população do concelho com mais fragilidade, nomeadamente os grupos de risco e os mais idosos de todas as freguesias. A medida nasce de uma iniciativa do Vereador da Coesão Territorial, Luís Nobre, que lançou um apelo às autarquias do concelho para medidas de proteção, numa altura em que se prepara o levantamento do Estado de Emergência.


A medida, de acordo com Luís Nobre, tem início hoje com a colaboração da Juntas de Freguesia, que têm como missão “ceder as máscaras aos grupos de risco e às situações de cariz vulnerável no plano social e que, melhor que ninguém, conhecem”. Esta iniciativa deve-se ao facto de ser necessário “estarem preparados para o levantamento gradual e progressivo das medidas de emergência estabelecidas, permitindo desse modo que o país volte a funcionar minimamente como um todo, saindo deste estado de suspensão em que nos encontramos”.


A distribuição de máscaras junta-se a um conjunto de medidas que o executivo municipal tem vindo a efetuar para o combate à COVID 19, designadamente através de um reforço orçamental de 750 mil euros para a Coesão Social, Ação Social Escolar e apoio às Freguesias.


A autarquia já distribuiu pelas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho um total de 25 mil luvas e 18 mil máscaras, tendo ainda entregue 200 batas aos profissionais das instituições.


A Câmara Municipal organizou ainda, entre outras medidas, um banco de voluntários junto dos funcionários da autarquia, que está a dar apoio em diversas atividades. Ao todo, o Banco de Voluntariado Interno conta com 54 funcionários de diversas áreas funcionais que estão a fazer atividades tão diversas como distribuir refeições a famílias carenciadas, distribuir cabazes pelas famílias sinalizadas, mas também distribuir equipamento de proteção individual nas IPSS do concelho.