Página Inicial > Notícias > Câmara Municipal...Serra d’Arga

Câmara Municipal de Viana do Castelo vai recuperar e valorizar Serra d’Arga

15 Julho 2011

A Câmara Municipal de Viana do Castelo acaba de ver aprovada uma candidatura ao PRODER, financiada a cem por cento, para recuperar e valorizar a Serra d’Arga. O projecto, desenvolvido pelo Gabinete Florestal da autarquia, vai permitir intervenções de estabilização e recuperação do potencial produtivo deste espaço natural vianense, especialmente fustigado pelos incêndios do verão passado.

A candidatura ao PRODER, de cerca de cem mil euros financiados na totalidade, diz respeito à “Estabilização de emergência após incêndio e recuperação do potencial produtivo na Serra d’Arga” e abrange as freguesias de Montaria, Vilar de Murteda, Meixedo e Lanheses.

Este projecto vai assim permitir apoiar a recuperação e valorização da Serra d’Arga, contribuindo para minimizar a erosão causada pelos incêndios do último verão, mas também para a beneficiação da rede viária florestal, a protecção das arribas e encostas e várias operações de limpeza e normalização das linhas de água.

A Serra d’Arga é classificada como Rede Natura 2000, sendo considerado um espaço de elevada importância ambiental, em particular pela biodiversidade de habitats naturais de fauna e flora selvagens.

 

Viana do Castelo, 15 de Julho de 2011

                                  Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo