A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai reabilitar a Villa Rosa, um edifício camarário situado no centro histórico da cidade. Em causa está a recuperação de um edifício de grande valor patrimonial, que será reconstruído seguindo as técnicas construtivas e materiais adequados às características arquitectónicas do edifício, que alberga diversos serviços da autarquia vianense.
A empreitada, agora lançada a concurso público, foi candidatado a fundos comunitários e tem como objectivo de criar condições para a instalação de serviços públicos como a Rede Social, os serviços de apoio à reabilitação do centro histórico ou os serviços de apoio ao consumidor, mas também para melhorar as condições de uso para trabalhadores e a qualidade dos serviços prestados e, sobretudo, reabilitar o edifício enquanto estrutura arquitectónica de elevado valor patrimonial e artístico.
Para efectuar esta empreitada, a Câmara Municipal colheu pareceres junto da Direcção Regional de Cultura do Norte, uma vez que o edifício se encontra abrangido pela Zona Arqueológica de Viana do Castelo, e junto da Unidade Local de Saúde do Alto Minho, uma vez o edifício contempla locais de trabalho.
O edifício Villa Rosa é uma elegante moradia revivalista do primeiro terço do século XX, mandada edificar por Abílio Lomba. Trata-se de uma proposta ecléctica e urbana com risco de José Fernandes Martins, sendo um excelente exemplar neo-românico com adornos barroquistas, em tudo semelhante a um edifício na rua Alexandre Herculano, em Lisboa.
Os trabalhos integram intervenções nas estruturas interiores em madeira, condições de acessibilidade com a instalação de um elevador e na recuperação das pinturas ali existentes, da autoria de Carolino Ramos. Do valor histórico do edifício destacam-se igualmente as cantarias da fachada principal e os fingidos, de mármore e de madeira, no interior, além dos estuques das salas do primeiro andar.
Adquirido em 1988 pela Câmara Municipal, o edifício Arte Nova vai ser reabilitado pelo valor de 675 mil euros.
Viana do Castelo, 23 de Novembro de 2011
Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo