Página Inicial > Notícias > Câmara Municipal...Doce em Abril

Câmara Municipal de Viana do Castelo promove Páscoa Doce em Abril

31 Março 2011

pascoa_siteA Câmara Municipal de Viana do Castelo, com o objectivo de divulgar a programação cultural e religiosa do concelho e para promover Viana do Castelo nas regiões de proximidade (Galiza, Braga e Porto), vai lançar a “Páscoa Doce”. A vasta programação integra o fim-de-semana gastronómico, feirões, provas de vinhos com vinho a copo, música com GNR e Miguel Gameiro, artesanato contemporâneo, doces tradiconais da Páscoa e a programação religiosa pascal.

Assim, a programação começa já no próximo sábado com o Fim-de-semana Gastronómico, uma iniciativa da Autarquia e do Turismo do Porto e Norte de Portugal onde restaurantes do concelho apresentam especialidades gastronómicas, confeccionadas com bacalhau, das quais se salientam o “Bacalhau à Gil Eannes”, que poderá ser acompanhado pelos vinhos dos diversos produtores do concelho e, como sobremesa, as “meias-luas”, doce típico local. Paralelamente, nos dois dias, decorre o Feirão da Patanisca com animação a cargo de diversos grupos etnográficos na Praça da República.

 

No âmbito da Cidade do Vinho e entre 02 e 05 de Abril, na Porta Mexia Galvão, podem ser degustados os vinhos de Portugal, com prova gratuita directamente junto dos produtores presentes e com o vinho a copo através de voucher, nos seguintes locais: Leve, Rosa Pura, Mercado na Loja, Fontinha Gourmet, Tertúlia do Vinho, Piece of Resistence, Sabores e Eventos, Bar Iate Clube, Lunas Bar, ES_PASSO. Glamour e Charme. De 02 a 20 de Abril, está prevista uma mostra de malas, colares e outros acessórios contemporâneos executados, manualmente, organizada pela contexto design (Loja ES_PASSO), nos Antigos Paços do Concelho.

 

A 09 de Abril, decorre “A Apicultura e os sabores do Mel” no CMIA de Viana do Castelo com uma oficina de aprendizagem se uma exposição. Nesse fim-de-semana, a Praça da República acolhe o Feirão da Páscoa, com degustação das tradicionais iguarias vianenses, boroa de milho, enchidos e os doces tradicionais desta época festiva, acompanhados pelo vinho verde da região e animação de grupos folclóricos. Já entre 15 e 20 de Abril, na Praça da República, decorre a Páscoa Doce com degustação e venda da doçaria tradicional vianense com a participação de diversas pastelarias do concelho e distrito.

A 15 de Abril, pelas 21h30 no Teatro Municipal Sá de Miranda, decorre um espectáculo de música pop com GNR, Miguel Gameiro, Mónica Ferraz e os vianenses Omega Cruz, numa organização da Rádio Alto Minho.

 

A 16 de Abril, a Ordem dos Engenheiros leva a cabo os Encontros Vínicos, como o objectivo de estimular a colaboração entre as diferentes especialidades da Engenharia e os produtores, divulgando novos  olhares sobre a técnica,  a tecnologia e a prática, associadas à produção e consumo do Vinho e ainda, escolher o Vinho Verde do Ano.  No mesmo fim-de-semana, está agendada também uma mostra de produtos de agricultura biológica durante todo o dia na Praça da República. O concerto “Requiem” de Mozart na Igreja do Convento de S. Domingos pelas 21h30 de dia 19 de Abril com a Orquestra da Escola Profissional de Música e do Coro da Academia de Música, sob direcção do maestro Juliàn Lombana completa o programa.

 

Paralelamente, decorre a programação religiosa da Páscoa, com destaque para a Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém, na Cidade Humana, a 17 de Abril pelas 15h30 partindo da Estação com destino ao Campo d’Agonia; a representação da Última Ceia a 20 de Abril pelas 21h30 na Praça da República; a tradicional visita às capelas entre as 19h00 e as 24h00 e ainda a Mesa dos Três Abades no Lugar das Neves, a 25 de Abril, com o encontro das Cruzes pelas 12h30.

 

Viana do Castelo, 31 de Março de 2011                                  Gabinete de Imprensa