Página Inicial > Notícias > Câmara Municipal...nas Escolas

Câmara Municipal de Viana do Castelo promove Desporto nas Escolas

18 Setembro 2014


A Câmara Municipal de Viana do Castelo está a preparar um conjunto de iniciativas no âmbito da prática do desporto nas escolas do concelho. Em causa está o projeto inovador Náutica nas Escolas e a prática de atletismo com a atleta Manuela Machado, abrangendo três ciclos de ensino em Viana do Castelo.

Náutica nas Escolas
Pelo segundo ano, a autarquia vai promover o projeto “Náutica nas Escolas”, que pretende trazer para os estabelecimentos de ensino atividades náuticas na disciplina de educação física e a criação de clubes náuticos escolares.
Este inovador projeto agrega as vontades dos agrupamentos escolares, dos clubes náuticos do concelho e da Câmara Municipal, sendo que vão ser implementadas aulas de surf, canoagem, remo e vela enquanto atividades letivas curriculares nas disciplinas de Educação Física e serão desenvolvidas nos centros náuticos de remo, canoagem e vela e no Centro de Alto Rendimento de Surf.
No atual ano letivo regista-se um aumento exponencial de alunos a frequentar. No ano letivo 2013/2014 foram vinte turmas com 395 alunos e, no atual ano letivo, serão 54 turmas para 1063 alunos.

Atletismo nas Escolas
A Câmara Municipal de Viana do Castelo está também a promover um projeto de atletismo junto dos alunos das escolas do ensino básico do concelho. A iniciativa, que pretende levar o atletismo às escolas, conta com a participação da atleta Manuela Machado.

Assim, pretende-se mostrar às crianças do Ensino Básico a importância do atletismo com o recurso de diversas atividades, conhecidas e sugeridas pelos alunos e que envolvam a corrida. Todos participam e, no final, decorre um momento de conversa e reflexão sobre a aula com Manuela Machado, onde se faz compreender que foi praticado atletismo, uma vez que correr era um dos movimentos básicos.

O conjunto de atividades/projetos a desenvolver com as escolas, são realizados, num primeiro momento em contexto escolar e, posteriormente, na própria pista Municipal de Atletismo Manuela Machado, onde os alunos têm a oportunidade de correr, saltar, lançar e arremessar num espaço cuja prática serve os atletas de Alta Competição, dando como exemplo Manuela Machado.
Este projeto tem como objetivo sensibilizar as crianças para a prática regular de desporto através do exemplo de sucesso da atleta vianense, uma das melhores atletas da maratona portuguesa, Manuela Machado.
No ano letivo anterior, 690 alunos de 36 turmas de 15 escolas participaram nesta atividade, sendo que para o atual ano letivo a adesão ao projeto decorre até 24 de Setembro.

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo