Página Inicial > Notícias > Câmara Municipal...Natura 2000

Câmara Municipal de Viana do Castelo lança edição sobre Rede Natura 2000

27 Outubro 2010

rede_naturaA Câmara Municipal de Viana do Castelo acaba de lançar a edição “Rede Natura 2000 de Viana do Castelo: Espaços naturais” que é, simultaneamente, um projecto de educação ambiental sobre os três sítios existentes no concelho e uma forma de sensibilização e informação. O livro, ilustrado com fotografias de Susana Matos e com coordenação de Elizabeth Matos, integra artigos de investigadores conhecidos.

Versando os três sítios da Rede Natura de Viana do Castelo (Rio Lima, Serra d’Arga e Litoral Norte), a edição tem como objectivo, e segundo explicou o Presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, “conservar a natureza, incluindo os elementos notáveis da biologia, geologia, geomorfologia e paleontologia; promover a utilização sustentável dos recursos biológicos e contribuir para a estratégia de conservação da natureza e da biodiversidade”.

“Com esta publicação, projecto de educação ambiental, pretendemos informar e sensibilizar para a importância e para os valores destes três sítios no concelho de Viana do Castelo”, referem os autores na nota introdutória do livro apresentado ontem no Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viana do Castelo.

A Rede Natura 2000 é, assim, tema central das mas de cem páginas de fotografia e texto que apelam aos sentidos, à preservação e à visita, mas que apresentam também textos científicos de Pedro gomes, biólogo do Centro de Biologia Molecular e Ambiental da Universidade do Minho, de Paulo Alves, Ângela Lomba e Barreto Caldas do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto, Rui Pereira, biólogo do Laboratório de Biodiversidade Costeira e Ricardo J. Carvalhido, do Centro de Geologia da Universidade do Porto.

            A Rede Natura 2000 é uma rede ecológica de âmbito europeu que tem como objectivo contribuir para assegurar a biodiversidade através da conservação dos biótopos (quadro comum europeu de habitats) e da fauna e flora selvagens no território europeu. Em Viana do Castelo, a Rede Natura corresponde a espaços litorais, a espaços estuarinos e a espaços ribeirinhos e montanhosos.

 

Viana do Castelo, 27 de Outubro de 2010      

                                 Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo