Página Inicial > Notícias > Câmara Municipal...ano letivo

Câmara Municipal de Viana do Castelo investe mais de três milhões de euros no novo ano letivo

22 Setembro 2015


O novo ano letivo começou em Viana do Castelo com cerca de 10.300 alunos a frequentar as escolas do concelho. Ao todo, o investimento para 2015/2016 ronda os três milhões de euros e integra a reabilitação de escolas, remoção de coberturas de fibrocimento de doze estabelecimentos, recursos humanos, transferência de competências, ação social, componente de apoio à família, transportes escolares e nos projetos de música, náutica (remo, surf, canoagem, vela), atletismo, natação e patinagem.

Assim, estão a frequentar o ensino pré-escolar mil alunos, a que se juntam 2877 no primeiro ciclo, 4012 no segundo e terceiro ciclos e 2357 no secundário. Destes, estão abrangidos pela ação social escolar 374 alunos do pré-escolar e 1091 no primeiro ciclo, num investimento a rondam os 325 mil euros. Na componente de apoio à família (prolongamento de horário) no pré-escolar, estão inscritos 504 alunos, num investimento de 320 mil euros.

Nos transportes escolares, estão a ser investidos 1.2 milhões de euros, tendo sido atribuídos 2.052 passes a alunos a frequentar os segundo e terceiros ciclos e ensino secundário, e através de circuitos especiais, está assegurado o transporte de 160 alunos provenientes de áreas desprovidas de transportes públicos e em resultado do encerramento de escolas do primeiro ciclo do ensino básico.

Paralelamente, a Câmara Municipal de Viana do Castelo tem vindo a promover diversas empreitadas de reabilitação de escolas e de substituição das coberturas dos telhados em fibrocimento de todos os estabelecimentos de ensino da alçada da autarquia, num investimento a ultrapassar os quinhentos mil euros.

A Câmara Municipal tem também em marcha um conjunto de projetos municipais de caráter inovador. Assim, os mil alunos (52 turmas) do pré-escolar têm iniciação à música, atividade que, este ano, é também alargada ao primeiro ciclo, com 604 alunos a frequentar aulas de música.

Já na náutica nas escolas, um inovador projeto que agrega as vontades dos agrupamentos escolares, dos clubes náuticos do concelho e da Câmara Municipal, são implementadas aulas de surf, canoagem, remo e vela enquanto atividades letivas curriculares nas disciplinas de Educação Física e são desenvolvidas nos centros náuticos de remo, canoagem e vela e no Centro de Alto Rendimento de Surf. Este ano, são 1547 alunos do segundo e terceiro ciclos e secundário de 79 turmas de todos os agrupamentos escolares a participar neste projeto.

No primeiro ciclo, e com a atleta Manuela Machado, continua o atletismo nas escolas do primeiro ciclo para 1274 alunos de 66 turmas de 33 escolas. No primeiro ciclo, os alunos têm também natação, estando abrangidos 1620 alunos de 85 turmas e 40 escolas. E, enquanto projeto, avança a patinagem no ensino pré-escolar, com setenta crianças dos infantários de Monserrate, Meadela e Darque (por estarem localizadas junto a recintos adequados).

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo