Página Inicial > Notícias > Câmara Municipal...Marques Júnior

Câmara Municipal de Viana do Castelo homenageou Marques Júnior

26 Abril 2013

A Câmara Municipal de Viana do Castelo homenageou ontem o Capitão de Abril, Marques Júnior. Na presença da família e de diversas entidades culturais, sociais e desportivas e ainda do Coronel Carlos Barata, foi descerrada a placa junto ao Centro Cultural de Viana do Castelo, cuja praça passa agora a ter o nome daquele capitão de abril com fortes ligações à cidade.

Numa sessão sentida e emotiva e na presença da filha e da mulher de Marques Júnior, falecido abruptamente em Dezembro passado, foi lembrado o capitão de abril, que tinha grande sentido de justiça e grande amor a Viana do Castelo. Depois da atuação da banda de gaiteiros da Fundação Maestro José Pedro e da declamação de poemas alusivos ao 25 de abril e à liberdade, foi descerrada a placa pelo autarca, José Maria Costa, e pela família de Marques Júnior.

Durante as intervenções, foi destacada qualidade e o percurso de Marques Júnior pelo amigo e representante da Associação 25 de Abril, Carlos Barata, mas também o agradecimento por parte da família ao gesto de carinho e reconhecimento da cidade ao antigo deputado. A filha, Filipa Marques júnior, lembrou a grande amizade e afeto do pai pela cidade, que o acolheu durante alguns anos no seu percurso de vida.

Já o Presidente da Câmara agradeceu a presença da família e amigos numa cerimónia que reflete um gesto de gratidão para com uma pessoa que lutou pela liberdade e foi um dos intérpretes mais relevantes do espírito do 25 de Abril. Cidadão de honra do Município desde 1999, Marques Júnior foi ainda relembrado por José Maria Costa como homem de um percurso cívico exemplar e defensor dos valores da liberdade, da democracia e da justiça social, pelo que a atribuição do nome foi aprovada por unanimidade no executivo municipal, que é representativo do carinho e respeito da comunidade vianense.

A propósito das Comemorações do 25 de Abril, o autarca referiu ainda que uma das grandes conquistas foi o poder local democrático, tendo as autarquias, ao longo de 39 anos, efetuado um notável trabalho ao serviço da população, da melhoria da qualidade de vida e de proporcionar à população o acesso à educação, à cultura e ao desporto. Por isso, lamentou que hoje as políticas em desenvolvimento a nível nacional estejam a pôr em causa as virtudes do municipalismo e a desqualificar a intervenção das autarquias nos diversos domínios de ação.

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo