Página Inicial > Notícias > Câmara Municipal...porto de mar

Câmara Municipal de Viana do Castelo congratula-se com anúncio de investimentos no porto de mar

21 Dezembro 2016

O anúncio de que a Estratégia do Governo para aumentar competitividade dos portos portugueses e que prevê um investimento de 24,5 milhões para aprofundar o canal de navegação e melhorar os acessos rodoviários ao porto de mar de Viana do Castelo para reforçar indústria naval, é enaltecida pelo Município de Viana do Castelo.

Os investimentos em causa – o aprofundamento do canal de navegação e a melhoria do acesso rodoviário – serão fundamentais para o crescimento do porto e para empresas como a Enercon e a West Sea, razão que leva o Município de Viana do Castelo a congratular-se com o investimento de 24.5 milhões de euros, a que se junta o crescimento previsto de 30 milhões de euros por ano (67%) da indústria naval.

O plano apresentado esta semana pela Ministra do Mar prevê um investimento total de 2,5 mil milhões de euros até 2026, com o objetivo de aumentar a capacidade de carga em 88%, para 78 milhões de toneladas, prevendo-se a criação de 12 mil postos de trabalho a nível nacional.

A estratégia aponta para um investimento, sobretudo, privado (83%), mas também de fundos comunitários (6%), cabendo ao Estado 11% do total, ou seja, 275 milhões de euros. A estratégia para o aumento da competitividade portuária apresentado pelo Governo esta segunda- feira apresenta as maiores fatias do bolo total de investimento para os portos de Lisboa, Sines e Leixões.


Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo