Página Inicial > Notícias > Câmara Municipal...do Noroeste

Câmara Municipal de Viana do Castelo celebra acordo com Águas do Noroeste

21 Novembro 2014

O Município de Viana do Castelo e a empresa responsável pela concessão, exploração e gestão em regime de exclusividade do sistema multimunicipal de abastecimento de água e saneamento – a Águas do Noroeste SA – vão assinar um acordo para fornecimento de água e recolha de efluentes no concelho em alta.

O Município cumpre assim o contrato de fornecimento entregue à empresa em decreto lei 158/2000 e vai desta forma garantir o abastecimento às populações de todas as freguesias, assumindo a AdNoroeste neste Acordo a construção de novas adutoras e reservatórios de abastecimento de água em Deocriste, Subportela, Freixieiro de Soutelo, Outeiro, Nogueira, Vilar de Murteda, Amonde, Montaria e Meixedo. Estas intervenções vêm assim permitir reforçar e alargar a rede de distribuição de água em baixa.

Este Acordo prevê, no domínio do saneamento básico, a construção dos novos intercetores para o saneamento em Vila de Punhe, na margem esquerda do rio Lima, e o novo intercetor desde Serreleis, Cardielos, Torre e Vila Mou, na margem direita do Lima, permitindo assim a ampliação da rede de distribuição em baixa de saneamento básico nestas freguesias.

O Município de Viana do Castelo continuará, no entanto, a proceder à distribuição em baixa da água de abastecimento humano, bem como a recolha e encaminhamento do saneamento e à recolha de resíduos através dos Serviços Municipalizados de Viana do Castelo. Encontram-se assim reunidas as condições para o cumprimento do contrato celebrado em 2000, entre o Município e a então Águas do Minho e Lima.

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo