Página Inicial > Notícias > Câmara Municipal...actividades diversas

Câmara Municipal cede escolas primárias desactivadas para actividades diversas

21 Fevereiro 2012

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai ceder, através de protocolos de comodato com juntas de freguesia e associações, quatro antigas escolas primárias para diversas actividades das respectivas freguesias. Em causa estão as escolas de S. Gil (Perre), Igreja (Barroselas), Vila Mou e Samonde, que se encontravam sem actividade desde a reorganização da rede escolar concelhia.

A antiga Escola Primária de S. Gil vai ser cedida à Junta de Freguesia de Perre para ali instalar um espaço para actividades culturais, sociais e recreativas dinamizadas pelas associações locais e pela própria junta de freguesia. A escola da Igreja de Barroselas, um edifício do traço de Adães Bermudes e datada de 1910, vai ser cedida para actividades culturais e apoio ao Centro de Reformados para actividades para idosos.

No caso da Escola de Vila Mou, vai ficar instalada uma zona para apoio ao armazenamento de bens alimentares do Centro Social e Paroquial de Lanheses, numa parceria com o Banco Alimentar de Viana do Castelo. Em Samonde, a antiga escola será cedida à Associação de Paralisia Cerebral de Viana do Castelo para apoio ao armazenamento e gestão de ajudas técnicas para o concelho de Viana do Castelo.

Estes protocolos ontem aprovados em reunião de câmara têm uma vigência de dez anos e foram considerados pelo Presidente da Câmara, José Maria Costa, como uma forma de reactivar edifícios devolutos e apoiar tecnicamente associações e autarquias.

 

            Viana do Castelo, 21 de Fevereiro de 2012 

                                 Gabinete de Imprensa