Página Inicial > Notícias > Câmara Municipal...Empresarial

Câmara Municipal avança com projecto de Voluntariado Empresarial

12 Julho 2012

LOGOA Câmara Municipal de Viana do Castelo lançou um projecto dedicado ao Voluntariado Empresarial, sob o lema “Quem ama cuida”. Numa primeira fase, serão 18 as empresas de Viana do Castelo a prestar voluntariado nas instituições de acolhimento de crianças e jovens, deficiência e no projecto de actividade física para idosos ao domicílio, abrangendo cerca de 600 utentes.

O projecto pretende ser um espaço de aproximação entre competências das empresas e as necessidades das instituições particulares de solidariedade social e associações do concelho tendo, em 2012, sido seleccionadas instituições como o Berço, a Casa dos Rapazes, o Lar de Santa Teresa, a APPACDM, a Associação de Paralisia Cerebral, a AMA, a ACAPO e a Íris Inclusiva.

Nestas instituições foram detectadas diversas necessidades que vão do simples bolo de aniversário das crianças institucionalizadas ou do corte de cabelo à manutenção de viaturas ou de equipamento informático. Para suprir estas necessidades, várias empresas do concelho associaram-se e vão, a partir de 01 de Outubro, fornecer a sua boa vontade, mão de obra e conhecimentos neste voluntariado empresarial.           

A iniciativa, apresentada ontem em conferência de imprensa, inclui empresas como cabeleireiros, pastelarias, empresas de organização de eventos, entre outras, que agora vão assinar um protocolo específico para apoiar as instituições seleccionadas.

O projecto inclui ainda, a 05 de Dezembro, Dia Internacional do Voluntariado, um Outdoor Solidário onde os colaboradores de uma empresa passam a jornada de trabalho a intervir em determinada instituição, contribuindo com tarefas como a pintura de paredes, acções de formação, visitas a centro, entre outras.

O Voluntariado Empresarial é um projecto aberto a mais empresas e, por isso, a Câmara Municipal pretende abrir estas iniciativas a mais empresas que, entretanto, demonstrem vontade em participar.

 

Viana do Castelo, 12 de Julho de 2012    

 

                  Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo