A Câmara Municipal de Viana do Castelo acaba de ceder, através de protocolos de comodato com juntas de freguesia e associações, cinco antigas escolas primárias para diversas actividades das respectivas freguesias. Em causa estão as escolas de S. Gil (Perre), Igreja (Barroselas), Vila Mou, Laboreira (Deão) e Samonde, que se encontravam sem actividade desde a reorganização da rede escolar concelhia.
Os protocolos foram assinados ontem em sessão na Câmara de Viana do Castelo, tendo a antiga Escola Primária de S. Gil sido cedida à Junta de Freguesia de Perre para ali instalar um espaço para actividades culturais, sociais e recreativas dinamizadas pelas associações locais e pela própria junta de freguesia.
A escola da Igreja de Barroselas, um edifício do traço de Adães Bermudes e datada de 1910, vai ser cedida à Junta de Freguesia para actividades culturais e apoio para actividades para idosos. No caso da Escola de Vila Mou, vai ficar instalada uma zona para apoio ao armazenamento de bens alimentares do Centro Paroquial e Social de Lanheses, numa parceria com a população da Comissão Social Inter-Freguesias de Riba Lima.
Em Samonde, uma sala da antiga escola será cedida à Associação de Paralisia Cerebral de Viana do Castelo para apoio ao armazenamento e gestão de ajudas técnicas para o concelho e, com a Junta de Deão foi cedida a Escola Primária da Laboreira para actividades culturais, recreativas e sociais.
Estes protocolos foram considerados pelo Presidente da Câmara, José Maria Costa, como uma forma de reactivar edifícios devolutos e apoiar tecnicamente associações e juntas de freguesia.
Viana do Castelo, 23 de Maio de 2012 Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo