Página Inicial > Notícias > Câmara Municipal...jovens atletas

Câmara Municipal assinou protocolo para implementar projeto “Náutica para Todos” e para apoiar jovens atletas

21 Novembro 2017

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, assinou ontem protocolos para a implementação do projeto “Náutica para Todos” com a APPACDM e com dois clubes, no âmbito da colaboração desportiva para apoiar três atletas de Viana do Castelo.

Assim, e no âmbito da política desportiva municipal, foram assinados os protocolos de colaboração desportiva com dois clubes no sentido de apoiar três atletas. A autarquia vai apoiar o atleta Miguel Ribeiro, na modalidade de atletismo através do Clube de Atletismo Olímpico Vianense, para possibilitar a presença nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 e para o apuramento para o Campeonato da Europa 2018, Campeonato Mundial 2019 e Campeonato da Europa 2020.

Foi também assinado um protocolo com o mesmo clube para apoiar os planos de treino desportivo de preparação dos atletas Marcos Maio na disciplina de salto em altura (campeão nacional juvenil e júnior) e Miguel Pereira da disciplina de barreiras (campeão nacional 60m barreiras – juvenis, campeão nacional 110m juniores), bem como à sua participação no quadro da alta competição, visando a sua progressão desportiva e a integração nas representações nacionais.

E, com a EDV – Escola Desportiva de Viana, o protocolo visa o apoio ao desenvolvimento de um plano de treino desportivo de preparação da Esgrimista Carolina Oliveira, para disputar o apuramento Olímpico (Tóquio 2020), desenvolvido ao logo de quatros épocas desportivas, e visando o seu apuramento para o Campeonato da Europa de Juniores e para o Campeonato do Mundo de Juniores.

Náutica para todos

Paralelamente, a autarquia assinou com a APPACDM um protocolo que visa o apoio para dar continuidade ao projeto “Náutica para Todos”, que nasce do inovador projeto camarário “Náutica nas Escolas”, onde os alunos praticam, curricularmente, atividades náuticas de surf, canoagem, remo e vela.

Assim, e uma vez que é pretensão dos Agrupamentos de Escolas a inclusão de alunos sinalizados com necessidades educativas especiais existentes nas diversas turmas dos estabelecimentos de educação e ensino, que frequentem a natação no 1º ciclo do ensino básico e as atividades náuticas do segundo e terceiros ciclos, foi renovado o protocolo iniciado no ano letivo de 2016/2017.

O “Náutica para Todos” perspetiva a inclusão nas atividades curriculares na expressão físico motora, atividades adaptadas, em todas os estabelecimentos de educação e ensino dos agrupamentos, proporcionando aos alunos portadores de incapacidade e deficiência a prática incluída na respetiva aula. Esta perspetiva de igualdade de oportunidades a todos os cidadãos, assenta na interação entre o Município, a APPACDM e os Agrupamentos de Escolas.

Se, numa primeira fase e durante o ano letivo de 2016/2017, os alunos com deficiência da Unidades especializadas dos Agrupamentos de Escolas de Abelheira e Monte da Ola, agora o projeto pretende alargar-se. O protocolo tem por isso em consideração o apoio aos 32 alunos de 13 turmas do ensino básico e a pretensão de se alargar a todos os agrupamentos de escolas a prática curricular da natação e das atividades náuticas aos alunos com deficiência, bem como, dar resposta a outros projetos que envolvem a autarquia durante o ano, torna-se necessário dar continuidade ao protocolo existente entre o Município e a APPACDM, que, redimensionado no aumento de alunos a apoiar, exige outras condições técnico-pedagógicas em simultâneo.

Este projeto encaixa no grande projeto municipal de Náutica nas Escolas, que abrange este ano letivo 1615 alunos de sete agrupamentos com nove escolas, correspondendo a 79 turmas. Recorde-se que o projeto Náutica nas Escolas agrega as vontades dos agrupamentos escolares, dos clubes náuticos do concelho e da Câmara Municipal, implementando aulas de surf, canoagem, remo e vela enquanto atividades letivas curriculares nas disciplinas de Educação Física, desenvolvidos nos centros náuticos de remo, canoagem e vela e no Centro de Alto Rendimento de Surf.

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo