Página Inicial > Notícias > Câmara Municipal...comerciais

Câmara Municipal assinou protocolo com 37 estabelecimentos comerciais

23 Novembro 2010

MVC_residuosA Câmara Municipal de Viana do Castelo acaba de assinar protocolos de colaboração com 37 restaurantes e frutarias do concelho para a implementação da recolha de resíduos orgânicos. A cerimónia, que integra a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, é o culminar de um trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo CMIA, SMSBVC, Resulima e Lipor para a recolha selectiva de resíduos orgânicos nas cantinas escolares e de óleos alimentares em escolas e locais públicos.

Este trabalho de recolha de resíduos orgânicos nas cantinas e de óleos alimentares, desenvolvido entre Dezembro de 2009 e Setembro de 2010, permitiu a recolha de 95,82 toneladas de resíduos orgânicos e 2064 litros de óleos alimentares usados, que tiveram como destino a valorização, evitando assim a sua descarga em aterro sanitário ou nas redes de esgotos.

Devido ao enorme sucesso desta recolha selectiva, o Município avança com o protocolo assinado ontem para a recolha destes resíduos em 37 estabelecimentos de restauração e frutarias, numa iniciativa foi considerada como “exemplar” pelos responsáveis presentes na cerimónia de assinatura, nomeadamente Lourdes Carreira da Agência Portuguesa do Ambiente, Fernando Leite da LIPOR e Raul Peres da Resulima.

A assinatura integra a Semana Europeia de Prevenção de Resíduos 2010, assinalada até 28 de Novembro. Trata-se de um projecto Life+, coordenado pela ADEME (Agência Francesa para o Ambiente e Energia) que foi lançado em Janeiro de 2009 para organizar, durante três anos, uma Semana Europeia de Prevenção de Resíduos em diferentes países e regiões dos parceiros do projecto: ADEME (França); ACR+ (Associação das Cidades e Regiões para a Reciclagem e Gestão Sustentável dos Recursos); ARC (Catalunha, Espanha); IBGE (Região de Bruxelas, Bélgica) e LIPOR (Porto, Portugal). O seu principal objectivo é sensibilizar para a prevenção da produção de resíduos gerados pelo público em geral, sector de negócios, autoridades locais, administrações e associações.

Da vasta agenda, destaca-se também, nos dias 20, 21, 27 e 28 de Novembro, uma acção de sensibilização/informação dos munícipes para separação dos resíduos verdes de cemitério. Outra das acções é a distribuição, a mini e supermercados, de sacos de papel reutilizáveis para substituir o comum saco de plástico, uma vez que os sacos descartáveis representam mais de 70 mil toneladas de plástico por ano. Serão ainda entregues nos estabelecimentos de restauração do concelho toalhetes individuais reutilizáveis para colocar nas mesas de refeições com alguma informação acerca da valorização de resíduos e necessidade de prevenir a produção de resíduos.

Por fim, foi lançado o concurso “Música pelo Ambiente”, cujo objectivo central é estimular a capacidade criativa dos alunos envolvidos nos mais diversos projectos desenvolvidos pelo Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viana do Castelo, de forma a gravar e editar um CD de música, em colaboração com a Escola de Música Amadeus. Os motes propostos para a elaboração das letras são os seguintes: água, floresta, resíduos, litoral, oceanos, rio, compostagem (dentro do qual poderão ser abordadas as hortas pedagógicas), ar e a biodiversidade (podendo incidir sobre fauna e/ou flora).

 

Viana do Castelo, 23 de Novembro de 2010        

                           Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo