Página Inicial > Notícias > Câmara Municipal...elevação a cidade

Câmara Municipal assinalou 169.º de elevação a cidade

23 Janeiro 2017

A Câmara Municipal de Viana do Castelo assinalou, no dia 20 de Janeiro, o 169.º aniversário de elevação a cidade com um conjunto de iniciativas, de onde se destacou, no Teatro Municipal Sá de Miranda, a Sessão Solene Comemorativa com a atribuição dos títulos honoríficos a cidadãos e instituições do concelho. No seu discurso, José Maria Costa, fez o balanço dos últimos anos e salientou o trabalho e a dedicação dos agraciados com as medalhas de mérito e honra.

A sessão, onde foram homenageadas 26 personalidades e instituições do concelho, começou com uma atuação do Coral Polifónico de Viana do Castelo, entidade que foi também homenageada pelos 50 anos de existência assinalados em 2016 e a quem o presidente da Câmara Municipal entregou uma placa comemorativa.

Já no seu discurso, o autarca de Viana do Castelo não esqueceu a importância do trabalho desenvolvido pelos homenageados, sublinhando o seu papel enquanto embaixadores do concelho e aproveitou o discurso para fazer um balanço, com destaque para os dados económicos e que tem vindo a colocar Viana do Castelo nos lugares cimeiros da exportação.

“Viana do Castelo é, neste momento, a segunda capital de Distrito de Portugal Continental com maior saldo favorável entre exportações e importações de bens. Ou seja, considerando as suas exportações e importações, as empresas do Município contribuíram favoravelmente com mais de 360 milhões de euros para atenuar o défice crónico da balança de transação de bens de Portugal”, sublinhou o autarca, lembrando que “para estes resultados, muito contribuiu a internacionalização das empresas vianenses mas também a captação para o concelho de novas unidades industriais e empresariais de capital estrangeiro que se tem vindo a fixar no concelho de Viana do Castelo, com a criação de projetos inovadores e que, apesar das dificuldades económicas dos últimos anos, tem tido grande determinação”.

José Maria Costa evidenciou ainda os números para 2017,ano que “promete igualmente ser um ano de grande dinâmica económica para Viana do Castelo, concelho que tem, neste momento, já aprovados no sistema de incentivos do Portugal 2020 e do Norte 2020, 123 milhões de euros em 18 projetos que envolvem sectores diversificados, desde novas tecnologias de comunicação, sistemas de inovação na transformação de papel, unidades hoteleiras, sector dos sapatos, sistemas de inovação para a pesca e sector automóvel. A concretização destes investimentos permitirá que durante 2017 sejam criados 1500 postos de trabalho no concelho de Viana do Castelo”.

A sessão terminou com a entrega dos títulos honoríficos.

1 – Cidadão de Honra
Agostinho Santos – Presidente da Casa do Minho
Francisco Manuel Seixas da Costa, Embaixador e Presidente da Comissão de Honra das Festas d´Agonia 2016
Gérald Bloncourt – fotógrafo da emigração portuguesa
Henrique da Mata, – advogado, intervenção cívica e associativa
Martin Michaeli - fundador da Mephisto
Raimundo Delgado, Engº - Professor Universitário
Rodolfo Passos Chavarria, representante da comunidade piscatória

2 – Cidadão de Mérito
Álvaro Sales – mestre armador - Santa Marta
António Mesquita – fundador e presidente da Direção da Associação de Dadores de Sangue da Meadela (20 anos)
Augusto Canário – cantor e músico
Carlos Jorge Camacho da Corte – Treinador de ginástica – EDV
Cecília de Jesus Ribeiro Martins – Fundadora e Diretora do Grupo de Danças e Cantares da Torre há 30 anos
Manuel “ O Levinho” das Dores Martins - Meadela – artífice das figuras dos gigantones e cabeçudos
Maria Arminda Maciel “ A Taipeira” – organizadora do desfile dos cabeçudos e gigantones
Mário Rocha- pintor, escultor e ceramista
Padre Manuel Maciel Fraga – Darque
Sérgio Maciel – campeão europeu e vice-campeão mundial em K1

3 – Instituição de Mérito
Conferência Vicentina da Sra da Vinha Areosa
Associação da Casa do Povo de Lanheses
Associação da Casa do Povo de Vila Nova de Anha
Grupo de S. Paulo da Cruz (Barroselas)
GEA - Grupo Etnográfico de Areosa
Casa Peixoto
Costa e Rego, Lda
JAROJUPE
Cap Magellan


Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo