Página Inicial > Notícias > Câmara Municipal...Sem Tabaco

Câmara Municipal assinala Dia Mundial Sem Tabaco

25 Maio 2010

A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através do Gabinete Cidade Saudável, vai promover, entre 28 de Maio e 6 de Junho, diversas iniciativas para assinalar o Dia Mundial Sem Tabaco, criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Do programa, destaca-se o workshop sobre saúde e beleza e o impacto do tabaco destinado a profissionais e formandos de cursos de estética.

A iniciativa, que decorre da participação de Viana do Castelo na Rede Nacional e Europeia das Cidades Saudáveis da OMS e onde o tabagismo surge como uma das prioridades de intervenção, é assim uma forma do Município se associar à iniciativa, cujo tema para 2010 é o “Género e Tabaco: estratégias de marketing dirigidas às mulheres”.

Por isso, o Gabinete Cidade Saudável vai dinamizar, entre 28 de Maio e 06 de Junho, diversas iniciativas como a realização de um Workshop /Oficina, no dia 31 de Maio, às 15:00h, sobre o tema “Saúde e Beleza: Impacto do Tabaco”, dirigido aos profissionais da área da beleza feminina (cabeleireiros e centros de estética do centro da cidade), formandos do curso de cuidados e estética do cabelo do Centro de Formação Profissional de Viana do Castelo e formandos do curso de estética e cosmetologia da Psicoviana; divulgação da campanha através da colocação de outdoors em vário locais da cidade e o fornecimento de um marcador de livros alusivos ao tema, para sensibilizar a população, explicando os benefícios de deixar de fumar.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabaco é a principal causa de morte prematura que se pode evitar modificando o comportamento individual. Calcula-se que cada cigarro diário reduza um ano na esperança de vida de um fumador regular e que os fumadores têm, em média, menos 10 anos de vida do que os não fumadores.

As doenças cardiovasculares, uma das principais causas de morte, bem como a bronquite crónica e o enfisema, estão directamente relacionadas com o consumo de tabaco, traduzindo-se em elevados gastos na área da saúde.

O Dia Mundial sem Tabaco, assinalado a 31 de Maio, foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com o intuito de sensibilizar o maior número possível de pessoas sobre os males causados pelo consumo de tabaco e seus derivados, numa tentativa de mudar comportamentos e evitar o aumento das doenças associadas a este consumo.

 

Viana do Castelo, 25 de Maio de 2010

Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo