Página Inicial > Notícias > Câmara Municipal...para idosos

Câmara Municipal assina protocolos para implementar projeto de atividade física no domicílio para idosos

18 Julho 2014

A Câmara Municipal de Viana do Castelo e seis empresas dedicadas à reabilitação assinaram um protocolo de colaboração para promover o projeto de atividade física no domicílio para idosos (PAF65).

Mediante o protocolo, as empresas disponibilizam-se gratuitamente para trabalhar com os idosos identificados pela autarquia.

Este projeto integra o programa “Cidadania e voluntariado empresarial”, que convida todos os atores dos setores público, privado e solidário a unirem-se na construção de um concelho mais coeso, mais saudável e mais feliz.

O PAF 65 consta da intervenção de técnicos especializados que por períodos previamente definidos se deslocam a casa dos idosos para colocar em prática os exercícios adequados às suas necessidades. Estes técnicos são disponibilizados pelas entidades locais que aderirem ao voluntariado empresarial e, tendo em conta a heterogeneidade própria da população alvo e as diferentes necessidades, que são identificadas com a aplicação do protocolo de avaliação, são especializados nas seguintes áreas: Enfermagem de reabilitação, Desporto, Fisioterapia, Gerontologia, Psicomotricidade, Terapia Ocupacional e Serviço Social.

Os objetivos gerais são contribuir para a autonomia e independência da população alvo e promover o bem-estar e a qualidade de vida e é destinado à população residente no domicílio no concelho de Viana do Castelo com idade igual ou superior a 65 anos.
Este projeto foi, também, oportunamente apresentado a todos os profissionais de saúde ao nível dos cuidados de saúde primários do concelho de viana do castelo no sentido de o divulgarem junto dos seus utentes que a partir do dia 1 de agosto poderão, assim, passar a contar com a ajuda de profissionais de reabilitação das empresas: Bellavida Viana, Centromedifísica, Clínica de Reabilitação Dr. José Oliveira, Darquemed - Clínica de Medicina Física e de Reabilitação, Hospital Particular de Viana do Castelo e PEDROBIZARRO - Saúde e Bem-Estar.