Página Inicial > Notícias > Câmara Municipal...Misericórdia

Câmara Municipal assina protocolo para apoiar restauro e conservação dos altares interiores da Igreja da Misericórdia

28 Julho 2021

O Presidente da Câmara Municipal assinou um protocolo de colaboração com a Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo para apoiar com 50 mil euros as obras de restauro e conservação dos altares interiores da Igreja da Misericórdia, no âmbito do programa “Reabilitação e Valorização do Património”.


Durante a assinatura do protocolo, o edil vianense, José Maria Costa, considerou a Igreja da Misericórdia “um exemplar lindíssimo a nível nacional e internacional”, reconhecendo que o trabalho de restauro necessário “é bastante e muito técnico”.


Já a Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo, Luísa Novo Vaz, indicou que a empreitada vai iniciar a 1 de outubro e visa “conservar, preservar e divulgar o património”. “A Igreja da Misericórdia é a joia da cidade, ouro sobre o azul dos azulejos”, frisou a responsável pela instituição com 500 anos de história.


De acordo com o protocolo, o Património Cultural de um território constitui a mais importante marca identitária do mesmo. “A conservação, recuperação, valorização ou divulgação deste, torna-se um imperativo e também um dever para com os vindouros na transmissão de uma herança verdadeiramente fundacional, para além de desempenhar um papel elementar no desenvolvimento policêntrico dos territórios e na coesão territorial”, assegura o documento, realçando que, nesse sentido, o Município de Viana do Castelo lançou um programa abrangente de valorização de Património construído, designado por “Reabilitação e Valorização do Património”.


Assim, a Câmara Municipal de Viana do Castelo apoiará a realização das obras de restauro e conservação dos altares interiores da Igreja da Misericórdia, património da Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo.


Em contrapartida, a Santa Casa disponibilizará a igreja, para fruição cultural, à comunidade para a realização de 3 concertos musicais por ano, pelo período de 5 anos.