Página Inicial > Notícias > Câmara Municipal...Rodrigues

Câmara Municipal aprovou voto de pesar pelo falecimento do escultor José Rodrigues

21 Setembro 2016

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, em reunião de executivo, um voto de pesar “pelo desaparecimento do escultor José Rodrigues, manifestando o profundo pesar e a grande consternação e expressando toda a sua solidariedade à sua Família”. No documento aprovado, é ainda realçado o “notável percurso de vida e contribuição para a cultura e artes plásticas”.

“Com a sua morte, no passado dia 10 de Setembro, deixou-nos um legado de brilhantismo, diversidade e dinamismo na sua uma vasta obra e uma marca indelével nas iniciativas culturais e formativas que desenvolveu”, sublinha o texto aprovado, que recorda que deixou obras marcantes em Viana do Castelo, nomeadamente a escultura em homenagem aos 25 anos do 25 de Abril na Praça da liberdade, as esculturas da Praça da Republica e a estátua ao Pescador.

José Rodrigues nasceu em Luanda em 1936 e estudou na Faculdade de Belas Artes no Porto. Nesta escola, o escultor integrou, com Ângelo de Sousa, Armando Alves e Jorge Pinheiro, o "Grupo dos Quatro Vintes", que marcou indelevelmente o mundo das artes plásticas, pela excecional qualidade das obras como pintores ou escultores e pela sua projeção internacional. Foi um dos fundadores da Cooperativa Árvore, no Porto, onde se realçou o seu notável trabalho como dinamizador cultural e um dos promotores da Bienal de Arte de Vila Nova de Cerveira.

O escultor José Rodrigues, um dos artistas mais conhecidos da sua geração e um dos grandes mestres da cultura portuguesa, foi o autor de obras emblemáticas, como o monumento ao empresário na Avenida da Boavista, a escultura do cubo na Praça da Ribeira e as ilustrações dos livros de Eugénio de Andrade.

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo