Página Inicial > Notícias > Câmara aprovou...Mártires

Câmara aprovou projecto e concurso da EB 1,2,3 Frei Bartolomeu dos Mártires

26 Julho 2011

A Câmara Municipal de Viana do Castelo acaba de aprovar o projecto e lançar concurso público para a empreitada de construção da futura Escola Frei Bartolomeu dos Mártires, que integrará três ciclos num investimento global de cerca de dez milhões de euros, financiados pela autarquia, pelo Ministério da Educação e por fundos comunitários.

A nova escola, que irá nascer onde está agora a actual escola EB 2 e 3 Frei Bartolomeu dos Mártires, substitui a Escola EB1 do Carmo e terá capacidade para oitocentos alunos, divididos por 38 turmas (10 do primeiro ciclo e 28 do segundo ciclo). A empreitada terá um prazo de execução de 18 meses, prevendo-se a abertura da nova escola para o ano lectivo de 2013/2014.

O investimento total da escola com três ciclos é de dez milhões de euros, cabendo à Câmara Municipal de Viana do Castelo a comparticipação da componente da EB1 em cerca de 15 por cento do valor total estimado (1.6 milhões de euros) e o restante a fundos comunitários através da Bolsa de Mérito da CIM Alto Minho. Já para o ensino do segundo e terceiro ciclos, a comparticipação nacional será da responsabilidade da tutela.

Este projecto foi aprovado ontem em reunião de executivo e junta-se a vários investimentos efectuados pela tutela em Viana do Castelo nas escolas secundárias de Monserrate e Santa Maria Maior.

 

Viana do Castelo, 22 de Julho de 2011

                                  Gabinete de Imprensa