Página Inicial > Notícias > Câmara Municipal...ano letivo

Câmara Municipal aprovou Plano de Transportes para o próximo ano letivo

19 Maio 2015

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, em reunião de executivo, o Plano de Transportes para o ano letivo 2015/2016. Trata-se de apoios a cerca de três mil alunos do concelho, num investimento a ultrapassar os 1,2 milhões de euros.

O Plano de Transportes Escolares para 2015/2016 procura atender às especificidades do território, à demografia escolar, à rede educativa existente e respetiva oferta, à rede de transportes/mobilidade existente e, sobretudo, à necessidade de potenciar mecanismos de promoção de igualdade, no acesso ao ensino, para todos os munícipes.
Atende ainda ao cumprimento das condições de segurança relativas ao transporte de crianças/alunos, previstos na legislação em vigor, tem subjacentes princípios de racionalidade e eficiência, procurando potenciar soluções racionais, economicamente ajustadas à realidade. Procura, ainda, potenciar mecanismos de coesão social e de igualdade de oportunidades, proporcionando aos munícipes as melhores condições no acesso à educação e qualificação.

O Plano integra, por exemplo e para além da utilização do transporte coletivo fomentando a utilização de passe mensal com viagens ilimitadas, circuitos especiais para o transporte em autocarro dos alunos das escolas do 1º Ciclo, encerradas de Amonde, S. Gil, Montaria, Vilar de Murteda, Meixedo, Freixieiro de Soutelo, Vila Mou e Serreleis bem como o transporte, em veículos das Juntas de Freguesia, nas freguesias de Carvoeiro, Outeiro, Stª Leocádia, Freixieiro de Soutelo, Amonde e cuja residência do novo estabelecimento diste mais de 2,5 Km e ainda crianças de Vila Mou e Freixieiro de Soutelo para o Jardim de Infância da Torre e Afife, respetivamente
Estão ainda previstos cerca de 12 itinerários a efetuar por táxi ou viatura adaptada, destinados ao transporte de alunos com necessidades educativas especiais, impossibilitados de utilizar o transporte público e cujas competências pela sua execução esteja cometida ao município.

Em causa estarão 2.941 alunos e a previsão de custos atinge os 1,215 mil euros, sendo a previsão do custo global do plano de 1.215 mil euros.

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo