Página Inicial > Notícias > Câmara Municipal...Escolares

Câmara Municipal aprovou Plano de Transportes Escolares

17 Maio 2012

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, na última reunião, o Plano de Transportes Escolares, que procura dar o acesso a todos à educação e assegurar o devido transporte aos alunos. O documento, que adequa os meios de transporte às soluções sociais e economicamente mais ajustadas, está orçado em mais de 1,3 milhões de euros e foi aprovado pelo Conselho Municipal de Educação.

O documento decorre da acção coordenada entre a Câmara Municipal, as Escolas e as diversas operadoras, sendo um instrumento de gestão desta área de intervenção Municipal é complementar aos planos e redes de transportes públicos locais. O número de alunos estimado para transportar no ano lectivo de 2012/2013, com base nos elementos fornecidos pelos estabelecimentos, é de 2.955, distribuídos pelos vários níveis de ensino.

O Plano assume, por exemplo, o transporte dos alunos das antigas escolas de S. Gil, Montaria, Vilar de Murteda, Meixedo, Vila Mou, que foram encerradas, através de circuitos de transporte em autocarro para o novo estabelecimento de ensino, assim como o transporte, nas freguesias de Carvoeiro, Outeiro, Stª Leocádia, Freixieiro de Soutelo, pelas Juntas de Freguesia. As crianças de Vila Mou e Freixieiro de Soutelo que se deslocarem para os Jardins de Infância da Torre e Afife terão igualmente assegurado meio de transporte.

Aos alunos com necessidade de ensino especial é também garantido o transporte sob forma de circuito especial e serão efectuados cerca de 12 itinerários a realizar de táxi ou viatura adaptada, aos que estão impossibilitados de andar de transportes públicos.

            Viana do Castelo, 16 de Maio de 2012

                                 Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo