Página Inicial > Notícias > Câmara Municipal...vespa velutina

Câmara Municipal aprovou pedido de intervenção urgente no combate da vespa velutina

10 Julho 2014

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, em reunião de executivo, uma proposta para uma intervenção urgente no combate da vespa velutina, exigindo uma clarificação urgente do Governo de quem deve coordenar e quais os meios a afetar para combater a praga, atendendo à dimensão preocupante que está a tomar na região norte.

No documento aprovado ontem, é solicitado à Ministra da Agricultura que seja implementada uma estratégia nacional e uma ação concertada das diversas entidades, clarificando as competências e criando uma equipa de intervenção que permita combater esta praga que está a por em causa a apicultura e a saúde pública.

Este pedido surge na sequência das ocorrências no concelho em 2011, registadas pela APIMIL (Associação Apícola Entre Minho e Lima), e que se alastraram a outros concelhos, havendo casos nos concelhos limítrofes e em toda região norte. Por haver, desde logo, o conhecimento dos danos que provoca, a Proteção Civil Municipal entrou no terreno, em 2012, destruindo prontamente dezenas de ninhos sinalizados.

Em 2013, a atribuição dessa tarefa deixou de ser clara uma vez que, se por um lado, o Plano de Ação da autoria da Direção Geral de Alimentação e Veterinária sobre a vespa velutina prevê que compete aos serviços de Proteção Civil acionar os meios necessários à destruição dos ninhos, por outro lado, em Dezembro de 2013, a Autoridade Nacional de Proteção Civil emitiu um comunicado declinando toda a responsabilidade nesta matéria atribuindo-a, nesse mesmo documento, à Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).

No entanto, da DGAV chegam denúncias de novos ninhos, juntamente com a informação reiterada de que “…mais informo que a destruição dos ninhos não é da competência da DGAV”. Perante isto, a autarquia solicita que as medidas de combate a esta praga sejam rapidamente esclarecidas e concertadas a nível nacional.

A Vespa Velutina “nigrithorax” ou vespa asiática é uma espécie de vespa originária da China, predadora de outras vespas e abelhas. É uma das pragas da colmeia, capaz de dizimar completamente um enxame em poucos dias. Constitui, por isso, uma grande ameaça aos apiários e à produção de mel na região. De acordo com as informações existentes, cada ninho pode albergar até 2000 vespas e 150 fundadoras de novas colónias que, no ano seguinte, poderão vir a criar pelo menos 6 novos ninhos, o que motiva uma propagação muito considerável.


Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo