Página Inicial > Notícias > Câmara Municipal...desportivos

Câmara Municipal aprovou Estatuto de Utilidade Pública para três grupos desportivos

20 Março 2015

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de utilidade pública para o Grupo Desportivo da Meadela, Associação Desportiva e Cultural de Anha e Clube de Atletismo Olímpico Vianense. Esta declaração tem em conta o percurso e o trabalho destes grupos desportivos dedicados a diversas modalidades.

O Grupo Desportivo da Meadela, que desenvolve diversas atividades e organiza eventos desportivos, tem atualmente uma centena de atletas a praticar futebol, 35 no atletismo 75 no cicloturismo e 275 na dança. Para além da atividade desportiva, tem desenvolvido variadíssimas atividades de cariz social, como sejam os Cantares de Janeiras o Carnaval e Convívios para os seus associados e população local, vê assim reconhecido “o estímulo e grato apoio de todos os Vianenses”.

A Associação Desportiva e Cultural de Anha, fundada a 18 de Maio de 1976 com o intuito de promover e desenvolver todos os tipos de atividades culturais, recreativas e desportivas, organizou competições de Futebol, Futsal, Damas, Pesca Desportiva, Voleibol, Tiro de Carabina Articulada e Atletismo, tendo obtido vários títulos Regionais e alguns nacionais, tendo no Atletismo alcançado o feito de um dos seus atletas ter representado Portugal num Campeonato Europeu de Corta-mato.

O intenso trabalho com os jovens atletas de Vila Nova de Anha e localidades adjacentes, levou em 2005 a que o Instituto de Desporto de Portugal, atribui-se o prémio “Reconhecer o Mérito”, pela ação meritória exercida com as camadas jovens. Tem em funcionamento uma Escola de Música, que existe deste a sua fundação, tem um Grupo de Teatro, um Grupo de Bombos, uma Escola de Concertinas com mais de 50 alunos, um Grupo de Marchas Populares com mais de 80 participantes e um Grupo de Cantares de Janeiras.

Por estas razões, a Associação Desportiva e Cultural de Anha foi também observada, assim como o Clube de Atletismo Olímpico Vianense, fundado a 6 de Março de 1997, com o intuito de promover e desenvolver, das mais variadas formas, o Atletismo.

Ao longo destes anos, de intensa e profícua atividade, tem organizado e participado em Campeonatos Regionais de Corta-mato, nos Crosses da Meadela até à 5 ª Edição, interrompido o ano passado para iniciar uma competição denominada “Cross Internacional de Viana do Castelo”. Conjuntamente com este evento, realizou as duas horas de resistência de BTT, Jogos de Atletismo, Zumba, etc. No cômputo geral, estiveram presentes cerca de 800 atletas.
Em termos nacionais, realizou o Campeonato Nacional de Marcha e conjuntamente uma prova internacional de marcha. Em 2014, com o objetivo de dar continuidade a um projeto da Câmara Municipal de Viana do Castelo, criou uma Academia de Atletismo com dezenas de atletas, oriundos das Escolas do 1º Ciclo do Concelho de Viana do Castelo.

Neste momento, têm atletas em todos os escalões etários. Desenvolve atividade em todas as disciplinas do Atletismo, desde a velocidade às corridas de fundo, passando pelos saltos, lançamentos, corta-mato e corridas de estrada.

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo