Página Inicial > Notícias > Câmara Municipal...meses do ano

Câmara Municipal aprovou apoios de 650 mil euros para as freguesias nos primeiros dois meses do ano

04 Março 2019

A Câmara Municipal de Viana do Castelo já aprovou transferir 650 mil euros para as Juntas e Uniões de Freguesia do concelho, só nos primeiros dois meses do presente ano. Os dados foram avançados pelo Vereador da Coesão Territorial, Luís Nobre, na passada reunião ordinária de executivo, durante a qual foram aprovadas transferências para as freguesias no valor global de mais de 155 mil euros.


Assim, para a Junta de Freguesia de Alvarães serão transferidos 13.900 euros para a pavimentação da Rua do Pepim e para a Junta de Freguesia de Areosa o apoio será de 65 mil euros para a conclusão de Edifício de apoio a S. Mamede e área envolvente. Para a Junta de Freguesia de Vila Nova de Anha serão transferidos 40 mil euros para a 1ª fase da Pavimentação da Rua do Noval.


Foi também aprovada a transferência de 10 mil euros para a Junta de Freguesia de Castelo de Neiva, para o Alargamento e pavimentação da Rua Senhor dos Milagres e pavimentação da Rua do Conticho, Rua Senhora da Boa Sorte e Quelha do Conticho.


Foi aprovado apoio de 10 mil euros à Junta de Freguesia de Chafé para a segunda prestação da aquisição de um trator e à União de Freguesias de Geraz do Lima e Deão serão transferidos 7.500 euros para a construção de muro na curva de Merufe e 9.300 euros para reparação e beneficiação do polidesportivo de Santa Maria.


Recorde-se que as Grandes Opções do Plano para o exercício de 2019 reafirmam as linhas de atuação de acordo com a estratégia clara e consistente que aposta na reabilitação urbana, na coesão social e territorial das freguesias, na educação, no acolhimento empresarial, na cultura e na economia do mar, mas também numa administração e numa gestão muito rigorosa dos dinheiros públicos e de grande esforço na poupança corrente.


A política de coesão territorial e o desenvolvimento das freguesias está a ser continuada e aprofundada com um aumento de 3% na transferência de verbas com a colaboração com as Juntas e Uniões de Freguesia em projetos de formação e inovação digital, possibilitando a todos os que querem viver nas áreas periurbanas ou nas áreas rurais tenham a mesma qualidade de vida das pessoas que habitam na área urbana.